Os vinhos e seus maravilhosos aromas

Sou um apaixonado por vinhos! Podem até me chamar de louco, mas acho que, no fundo, prefiro sentir o cheiro do vinho do que propriamente bebê-lo, e explico o porquê.

Como pode uma fruta tão pequenina ser capaz de trazer uma explosão de cheiros e sensações olfativas?

Não sou enólogo nem sommelier, apenas um cara que adora vinhos de verdade! Uma vez li que esse tipo de pessoa tem nome: enófilo – aquele que aprecia vinhos.

Quando pego uma garrafa de vinho na mão, observo seu rótulo, o cuidado que o produtor teve para apresentá-lo a seu público. Retiro o lacre, pego o abridor e removo a rolha com cuidado. Examino a cortiça, se há o nome da vinícola ou não, se está úmida ou quebradiça. Então coloco o vinho na taça e viajo...

Gosto de saber quem é o produtor, sua história, localização. Pois o vinho é feito por gente! E nasce no terroir – a terra –, e é ela que será a grande responsável em ceder tantos aromas e sabores à bebida, cujo enólogo responsável também soube dar sua contribuição, tal como o maestro numa orquestra, ditando o ritmo das etapas da fermentação, o uso de leveduras e o tempo de envelhecimento nas caves.

Ou porque o gosto de café, desprendido das madeiras de carvalho das barricas nas quais o vinho envelheceu.

E tem os tipos de uvas... Umas mais doces, outras mais selvagens, com taninos que dão aquela sensação de "amarração" na língua...

Tal como o jogo da sedução, como domá-las? Harmonizando-as com diferentes pratos. Tem que arriscar. Por exemplo, uvas mais fortes, com taninos marcantes, pedem carnes suculentas. Quem sabe um belo churrasco para acompanhar um Tannat? Etâ uvinha danada de forte! É a pimenta malagueta do mundo dos vinhos, na minha opinião.

Me encanto com a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Estas moram no peito!

Mas não dispenso a Sémillon, a Sangiovese, a Trebbiano e a Viognier.

E a Pinot Noir? Tão suave, que se toma até sem acompanhamento. Mas se tem sobremesa, nada impede um vinho de Colheita Tardia ou um Porto, tão docinhos. Por isso são os verdadeiros vinhos para as mulheres...

É por isso que cada vez mais eu me delicio com tantas opções de uvas e vinhos!

 

  Ai, ai, ai... Acompanhe o comentário do Vino Emporium!

- Post sobre aromas: 7 coisas que você precisa saber sobre os aromas do vinho

- Vinhos de Colheita Tardia: acesse Vinhos Licorosos

- Vinhos do Porto: acesse Vinhos Fortificados

 

  Acompanhe e participe com a sua opinião da Série Crônicas pra aprender e se divertir do Vino Emporium. São situações irreais, contadas por nossa Redação, para assim introduzirmos de forma amena e divertida o mundo do vinho em sua vida!

Foto: Divulgação 


Comentários