Testamos o Aerador de Vinho (com suporte)

A Equipe do Vino Emporium testou o aerador de vinho da marca Mimo Style.

É um aerador confeccionado em acrílico de alta resistência e possui filtro de aço inox para reter possíveis impurezas/sedimentos que o vinho possa apresentar.


Mas para que serve o aerador?

Apreciadores de vinho sabem que o processo de decantação é essencial para que os sabores e aromas venham à tona. Muitas qualidades e particularidades dos bons vinhos, principalmente os tintos, só se afloram após a oxigenação. E é aí que entra o aerador.

Normalmente passamos o vinho da garrafa para o decanter, e lá ele permanece em repouso por minutos ou até horas “respirando” (se oxigenando), para então iniciar-se a degustação. Com o aerador, é dispensável todo esse processo, pois ele promete efetuar essa oxigenação em segundos.


E como isso funciona?

O aerador de vinhos acelera o processo através da infusão do vinho com o oxigênio que passa pelo dispositivo de ventilação, presente no equipamento. Quando o vinho passa pelo aerador, pequenos orifícios nas laterais do mesmo criam um sistema de baixa pressão que absorvem o ar e oxigenam o vinho.


Nossa conclusão?

O produto realmente funciona. Acreditamos que o resultado é próximo a 15 minutos de decantação no método tradicional. A única desvantagem é que no decanter há a evaporação de parte do álcool e no aerador, isto não ocorre. Mas realmente acelerou o afloramento dos aromas e sabores do vinho como prometido.

Para nós do Vino Emporium que estamos numa região mais do que quente – Ribeirão Preto –, o aerador é uma ótima pedida, por ser rápido e manter a temperatura do vinho (com o decanter, precisaríamos inseri-lo numa champanheira ou num balde para vinho com água e gelo a fim de manter a temperatura). Então nos poupou tempo e certo desconforto com o vinho mais quente, e ainda com o gotejamento de água cada vez que retirássemos o decanter de dentro do balde.

 


Comentários