Espumante sem açúcar cai no gosto das vinícolas brasileiras

Nature, categoria que envolve os espumantes sem adição de açúcar, caiu nas graças dos produtores nacionais e já há bons rótulos no mercado

  Brasileiro gosta de açúcar. Doce tem que ser bem doce e nem as bebidas alcoólicas costumam escapar da regra. Mas, contra todos os prognósticos, as vinícolas brasileiras têm apostado cada vez mais no nature, categoria que engloba os espumantes feitos pelo método tradicional sem adição do licor de expedição, com menos de 3 gramas de açúcar por litro. Novos rótulos têm surgido a cada safra, de casas que antes ignoravam a receita.

Para muitos, ainda é cedo para falar em tendência, uma vez que os demi-sec, que tem entre 33 e 50 gramas de açúcar por litro, ainda são os campeões de venda no país, mas é impossível ignorar o movimento. “É vinho para crítico ou para o consumidor com mais conhecimento”, diz João Valduga, enólogo-chefe da Casa Valduga, que entrou na categoria menos açucarada com seu bem avaliado Gran Reserva Nature 60 Meses 2010, feito em pequena escala. 

  Parte do sucesso do nature está no fato de ser um coringa de harmonização com comida. “Nossa venda de nature a restaurantes é um sucesso. É uma bebida que limpa a boca e vai bem com praticamente tudo”, afirma Daniel Geisse, diretor da Cave Geisse

O melhor espumante brasileiro do ano segundo o guia Descorchados, que reúne a produção de quatro países, foi o Vertigo Nature 2013, da Pizzato, com 93 pontos. Não é filtrado, traz as borras e pode evoluir na garrafa. “Foi justamente o aroma interessantíssimo das leveduras que nos levou a testar a categoria”, diz o enólogo-chefe Flávio Pizzato.

Fonte: Estadão (http://vinhos.me/vzg6x)
Por Isabelle Moreira Lima. Foto: Divulgação
OBS.: Parte deste texto foi suprimida.

Confira a seguir alguns espumantes brasileiros Nature cadastrados em nosso Banco de Dados:

  Cave Pericó Champenoise Nature (2012)

  Capoani Nature (2011)

  Perini Nature Extra Brut

  Casa Valduga Gran Reserva Nature 60 (2009)

  Cave Geisse Nature (2012)

  Dal Pizzol Quarenta Anos Nature

  Reserva Almaúnica Nature


Comentários