Selo promove produtos nacionais
Selo promove produtos nacionais

  Para criar uma categoria de produto e ressaltar a qualidade do espumante nacional, o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) lança o selo Brasil Espumantes. A marca tem o objetivo de promover, de forma exclusiva, o espumante nacional, um dos carros-chefes do setor vitivinícola. Cerca de 80% do consumo de espumante no Brasil é de produtos nacionais

A ideia vem sendo desenvolvida há dois anos em parceria com a Escala. “O espumante não só está ganhando um selo como uma estratégia mercadológica própria”, explica Kenya Couto, diretora da Escala. “Selo é um ícone que representa uma gestão, um projeto próprio de marketing. Este produto cresceu e ganhou uma envergadura dele, que é internacional, nem é só no país”, diz Kenya.

Para o lançamento, a Escala propôs ao Ibravin uma invasão nas praias mais badaladas do litoral gaúcho, para brindar os veranistas com os espumantes que conquistam cada vez mais o paladar brasileiro. Com o mote Experimente o melhor do verão, durante quatro sábados, a Invasão Brasil Espumantes, em parceria com a Rádio Atlântida FM, está passando por casas noturnas como Café de la Musique, Woods e Privilège, das praias de Atlântida e Xangri-lá, para apresentar o sabor da bebida.

Um casal de promotores uniformizados visita os locais com uma champanheira para propor um brinde ao espumante brasileiro. Nas blitze, o público pode degustar rótulos elaborados em diversas regiões produtoras. Cada taça tem um tag com a logomarca e a hashtag #Brasil- Espumantes, para incentivar o compartilhamento de fotos e vídeos nas redes sociais.

Segundo Paula Guerra Schenatto, representante do Comitê de Mercado do Ibravin, o espumante é um produto que combina com o brasileiro por ser leve, fresco e a cara do verão. “Ações como essas ajudam a quebrar paradigmas e mostrar que o espumante brasileiro combina com as mais diferentes situações, desde uma balada eletrônica, passando pelo sertanejo e também na beira da praia”, avalia Paula.

No ano passado, de janeiro a outubro, foram vendidos 12,9 milhões de litros de espumantes, quase 15% a mais que no mesmo período de 2014.

  O Ibravin já tem o selo Vinhos do Brasil, que abrange toda a categoria, e também o Suco de Uva 100% do Brasil. De janeiro a novembro de 2015, as vinícolas gaúchas comercializaram 17,4 milhões de litros, o que significa um aumento de 16,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Este trabalho vem sendo feito com resultado práticos muito bons. Faltava para os espumantes. Havia a necessidade de criar uma identidade própria para representar o conjunto de ações do espumante. Vai dar visibilidade e projeção de marca proprietária”, avalia Kenya.

O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Dirceu Scottá, afirma que a criação da nova marca vai fortalecer ainda mais a identidade do espumante brasileiro. O objetivo, segundo Scottà, é reforçar o posicionamento da bebida no mercado interno, com a identificação por meio de uma marca que o represente junto ao consumidor.

Fonte: PropMark (http://vinhos.me/oBpZX)
Por Ana Paula Jung. Fotos: Leandro Nunes Rodrigues/Divulgação


Comentários