Benefícios do suco de uva serão abordados em Porto Alegre

A Usina do Gasômetro, na capital, recebe a Feira do Dia do Vinho, com atividades que começam nesta quarta-feira e se encerram no domingo. Além de conhecer diversos expositores, a população poderá participar gratuitamente de palestras sobre o tema. A biomédica Caroline Dani falará sobre os benefícios do suco de uva, no sábado, às 17h. Ela trabalhou junto ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com o programa 100% Suco de Uva do Brasil.
 

Jornal do Comércio - Quais são os principais benefícios do suco de uva?

Caroline Dani - Assim como o vinho, o suco é uma importante fonte de polifenóis, compostos que trazem benefícios ao coração, ao cérebro e à memória, além de prevenir doenças como Parkinson e Alzheimer. Também sabemos que previne danos ao fígado e melhora o funcionamento do corpo em geral. Temos estudos que mostram que o suco não aumenta o peso; ao contrário, auxilia na perda de circunferência abdominal.
 

JC- Qual é o consumo diário recomendável?

Caroline - Se recomenda uma quantidade entre 300ml a 500ml para um adulto. Um criança pode consumir 200ml para ter benefícios, como melhora no desenvolvimento motor e cognitivo.
 

  JC - É melhor consumir suco ou vinho?

Caroline - Não precisamos excluir um ou outro. Sabemos que o álcool presente no vinho também tem uma ação protetora para o coração, pois é vasodilatador. Entretanto, é bom lembrar que o consumo de álcool só é positivo se for moderado.
 

JC - Como saber qual é o suco de uva mais saudável?

Caroline - Todos os produtos que tiverem no rótulo "suco de uva" é porque são feitos com 100% de uva, podendo ser integrais ou reconstituídos. Estes produtos não possuem açúcar, a não ser que seja indicado na embalagem. A maioria das empresas também não usa mais conservantes.


Fonte: Jornal do Comércio (http://vinhos.me/Ztoig)
Foto: Divulgação


Comentários