Como escolher as bebidas do casamento

O que servir em um casamento e qual a quantidade certa de cada bebida são dúvidas bastante frequentes entre noivas e noivos. Afinal, muitos deles organizam o evento por conta própria e, por causa da inexperiência, acabam comprando bebidas demais (ou de menos). Por isso, a cerimonialista Shalimar Catramby ensina como acertar na escolha das bebidas do casamento.

Geralmente quem faz o cálculo de bebidas é o buffet responsável pelo casamento, pois é ele que serve os convidados. No entanto, se o buffet não fornecer as bebidas, ou parte delas, é preciso providenciar uma quantidade adequada de bebidas para a quantidade de convidados confirmados no evento. “Muita gente prefere até comprar um pouco a mais de bebidas, pois tem gente que não confirma presença mas resolve ir de última hora, e é sempre melhor sobrar um pouco de bebida do que faltar”, comenta Shalimar.

  Para calcular a quantidade aproximada de bebida que cada convidado vai consumir, a cerimonialista diz que é preciso levar em conta o tipo de casamento, a duração do evento e o número de pessoas convidadas. “Em eventos no verão, as pessoas bebem muito mais água, refrigerante e cerveja. Já no inverno, preferem bebidas como vinho e whisky. Além disso, quanto mais longo o evento, mais as pessoas vão consumir”.

Para os noivos não fazerem feio no dia do casamento, vamos ensinar como os buffets para casamento calculam as bebidas para um evento de 4 a 5 horas:

  Água: de 200 ml a 600 ml por pessoa, dependendo da época do ano.

  Refrigerante: 400 ml por pessoa se houverem outras bebidas e 600 ml para eventos sem bebidas alcoólicas.

  Cerveja: uma garrafa por convidado para festas sem outras bebidas alcoólicas. Em festas que também tenha vinho, 1 garrafa de cerveja para 4 pessoas basta. Para festas com cerveja, vinho e whisky, calcule 1 garrafa para 6 pessoas.

  Whisky: cada garrafa possui 20 doses, servindo em média 10 pessoas.

  Vinho branco e vinho tinto: se o vinho for servido somente durante a refeição, uma garrafa serve 4 pessoas. Para festas em que o vinho será servido durante todo o evento, leve em conta uma garrafa para 2 pessoas.

  Espumante: se for servido somente para um brinde, uma garrafa de espumante serve 8 pessoas. Em festas de casamento em que o espumante é servido durante todo o evento, uma garrafa serve 2 pessoas.

Fonte: Blogazine (http://vinhos.me/qKHCY)


Comentários