Dez artistas trabalham na produção de 25 obras inusitadas. Festa ocorre de 22 de janeiro a 8 de fevereiro de 2015.

Quinze obras são referentes a pontos turísticos da cidade escolhidos pelos artistas, como a Ponte Torta, as oficinas da Companhia Paulista, o mosteiro de São Bento e os caminhos do Jardim Botânico. A equipe trabalha em uma grande mesa coletiva com pincéis, garrafas de vinho e esboços.
O suporte usado é a tela de aquarela, feita em algodão para fixar as tintas mais líquidas. E para o material inusitado, diversos testes foram feitos com a temperatura de aquecimento do vinho tinto, por exemplo, para que o pigmento ficasse mais denso. Para a produção dessas obras, o vinho usado deve ser seco, com teor nulo ou insignificante de açúcares, evitando o surgimento de mofo na obra final.
Segundo o artista plástico criador da proposta, Paulo Borges, a intenção é que a iniciativa chame a atenção para os artistas e a cultura da cidade. Além dele, o projeto envolve também Ede Galileu, Inês de Castro, Alexandra Vieira, Tobias Tadeu de Oliveira Arruda, os irmãos Jeff e Jeyson Lourenço, Cristofer Machado, Wagner Costa e Guilherme Marto.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a proposta com as pinturas realizadas com próprio vinho de Jundiaí busca valorizar a produção cultural local e a produção vinícola existente na cidade há mais de 100 anos, um dos destaques do evento.

Fonte: G1 (http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2014/12/obras-pintadas-com-vinho-serao-atracao-na-festa-da-uva-em-jundiai.html)
Foto: Dorival Pinheiro Filho/Prefeitura de Jundiaí