Trem do Vinho vira cenário para filme com Selton Mello

A atriz catarinense Bruna Linzmeyer está no elenco do “O filme da minha vida“, que começou a ser filmado na Serra Gaúcha, região de Bento Gonçalves. Dirigido por Selton Mello, que também atua no longa metragem, as gravações começaram na estação da Maria Fumaça, em Garibaldi, e em um dos vagões do trem que faz o tradicional passeio cultural da região das uvas e vinhos.

A estação, assim como o vagão foram adaptados para voltar aos anos 1960, época do filme. Depois das filmagens, que seguem até o final de maio, o vagão restaurado será incorporado ao passeio de Maria Fumaça.

O Trem do Vinho, como é mais conhecido, faz parte do Projeto Trem é Turismo, uma parceria entre a ABOTTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais e o SEBRAE e tem como objetivo aprimorar o atendimento dos clientes, fortalecer a governança e a cooperação com os pequenos negócios do entorno e realizar a promoção no mercado para ampliar o volume de negócios realizados por esses empreendimentos, através do crescimento de fluxo de turistas e usuários dos trens turísticos e culturais.

  O passeio turístico de trem a vapor "Maria Fumaça Um retorno ao passado" é uma memorável atração da Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Durante o percurso de 23 km entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, os turistas se encantam com a paisagem da região e se divertem com as atrações culturais. Durante o passeio, há apresentações de um coral típico italiano, com show de tarantela, teatro e repentistas. Em Garibaldi há uma recepção com música gaúcha e italiana, além de degustação de espumante e suco de uva. No destino final, Carlos Barbosa, também acontecem apresentações de música italiana.

O Projeto “Trem é Turismo” pretende, inicialmente, atuar com vinte trens turísticos e culturais que estejam em efetiva operação ou iniciando seu funcionamento nos próximos dois anos, dando consultoria ao comércio local e aos funcionários dos empreendimentos, para obter pelo menos 80% de satisfação dos clientes atendidos. Serão trabalhados, em cada localidade, além do comércio, as pousadas e hotéis, restaurantes, artesanato local, serviços de táxis, guias de turismo e tudo o que puder proporcionar lazer e cultura aos visitantes.

Entre os trens e localidades que fazem parte deste projeto, podemos citar o Trem do Forró, em Pernambuco, Trem das Montanhas Capixabas, no Espírito Santo, Trem das Águas em São Lourenço, Minas Gerais, Trem das Cachoeiras em Rio Acima, Minas Gerais, Corcovado, no Rio de Janeiro, Trem da Moita Bonita, em São Paulo, além do Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul, entre outros.


Fonte: Bem Paraná (http://vinhos.me/GCIO2)


Comentários