Vinho do Porto branco para ser bebido com gelo é lançado hoje

O primeiro Vinho do Porto branco "para ser bebido à mesma temperatura que o champanhe e que foi feito para as mesmas ocasiões" é lançado hoje no Porto, anunciaram os criadores

O vinho Cambridge Ice "é fruto de uma parceria" entre a distribuidora de vinhos Lusovini e a Andresen, que é uma das raras casas de vinho do Porto que permanece totalmente em mãos portuguesas.

  Trata-se de "um Porto branco para ser bebido gelado ou sobre gelo", ganhando assim "a mesma sofisticação do champanhe", considerou o presidente da Lusovini, Casimiro Gomes.

O enólogo e administrador daquela empresa Carlos Moura referiu à agência Lusa que este novo néctar distingue-se dos vinhos do Porto branco clássicos, "essencialmente, pela sua doçura, que é um bocadinho maior".

  "É para beber bastante frio, com gelo, para que a doçura não se torne desagradável", completa.

Este novo Porto branco "começou a ser pensado há três anos" e o lote final demorou cerca de um ano a ser afinado, sendo composto por uvas oriundas, essencialmente, de Ervedosa do Douro, concelho de São João da Pesqueira. Tem cerca de três anos de madeira.

"O Cambridge Ice é o nosso contributo para aquilo a que a crítica já chama de a 'Revolução Branca", ou seja, o reconhecimento da extraordinária qualidade dos vinhos do Porto brancos e da sua enorme versatilidade", afirma Casimiro Gomes.

Carlos Moura completa frisando que "a sua acidez e a secura que envolve o doce do vinho fazem com que este Porto branco seja bom para acompanhar diferentes momentos de festa e de convívio, nomeadamente à mesa, e que nunca se torne cansativo".

"O nosso objetivo é captar novos mercados e novos consumidores" para os vinhos do Porto, salientou também.

O enólogo informou ainda que vão ser lançadas "cerca de 10 mil garrafas" de meio litro, com um preço médio de dez euros.


Fonte: Notícias ao Minuto (http://vinhos.me/Rjbty)
Por Lusa


Comentários