Pesquisa americana mostra o mapa do consumo per capita de vinho na Europa

  Uma pesquisa feita pelo site Jakub Marian revela o mapa do consumo per capita de vinho na Europa, dividido por países, durante o ano de 2010.

O vinho é uma das bebidas alcoólicas mais populares do continente europeu. Num comparativo, para se ter uma ideia, a França consome sozinha o mesmo percentual de vinho que todo o consumido pelos Estados Unidos, de acordo com o estudo.

  Assim, pelo mapa, Portugal é o primeiro país em consumo per capita, com 55%. Em segundo vem a França, com 53%.


Entendendo a pesquisa

Dados estatísticos precisos sobre o consumo de vinho são difíceis de serem encontrados. Para criar o mapa abaixo, usou-se dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)  anexos estatísticos; estudo publicado em 2014, com dados de 2010. O estudo não contém informações sobre a quantidade de vinho consumida, mas contém informações sobre a quantidade total de álcool, consumido por habitante, e também sobre a percentagem do montante consumido na forma de vinho.

Para obter a quantidade em litros, tomou-se a quantidade total de álcool, consumido por habitante, multiplicado pela fração de álcool consumido sob a forma de vinho, e dividiu o resultado por 0,13, que é o teor alcoólico médio do vinho (isto é, 13%). O número, portanto, deve ser considerado como o número de "litros padronizados de vinhos consumidos" e não leva em conta eventuais preferências regionais quanto ao tipo de vinho consumido.


Ilustração: Fotolia.com

 

Fonte: Vino Emporium
Por Eliana Janjacomo. Foto: Os Mais/Divulgação


Comentários