Vinhos podem reduzir risco de problemas de visão causados pelo Diabetes

Um novo estudo encontrou uma correlação entre o consumo moderado de vinho e a redução na retinopatia diabética, um problema de visão provocada pelo diabetes. Os pesquisadores também descobriram que as pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 e que consomem vinhos brancos ou vinhos fortificados, como Porto, tinham menor risco de retinopatia diabética do que aqueles que bebem vinho tinto.

A retinopatia diabética ocorre quando o diabetes começa a danificar os vasos sanguíneos na parte de trás do olho. Primeiramente, ele pode causar problemas de visão e sequencialmente, pode levar à cegueira. Pesquisas anteriores mostraram que o consumo moderado de vinho pode ter efeito positivo em pacientes com diabetes.

Uma equipe liderada pelo Dr. Eva Fenwick, Center for Eye Research - Universidade de Melbourne (Austrália), acompanhou os hábitos de consumo de 395 participantes que tinham diabetes tipo 2. O hábito dos participantes variou de não consumo de álcool para o consumo pesado (definido pela equipe como quatro ou mais drinques por dia).

O que foi interessante, de acordo com a análise publicada na edição de outubro do Journal of Diabetes and Its Complications, é que os pacientes que apresentaram as menores chances de desenvolver retinopatia diabética foram aqueles que bebiam regularmente vinhos brancos, espumante ou da categoria Sherry / Porto. Pessoas que beberam quantidades moderadas de vinho branco ou espumante tiveram um risco 2,4% de desenvolver a retinopatia diabética, enquanto participantes do Porto e Sherry chegaram a 3,9% de risco. Os participantes que beberam moderadamente vinho tinto apresentaram 12,2% de risco.

A equipe ainda não sabe as razões para o menor risco. É possível que os bebedores de vinho branco e fortificado podem diferir dos demais participantes devida as suas dietas, saúde, exercícios ou nível socioeconômico. Um estudo de longo prazo, com controles para tais fatores, pode ser o próximo passo para comprovar se quem sofre de diabetes pode querer optar entre vinho branco ou espumante, ao invés do tinto.

 

Fonte: http://vinhos.me/Flp3e


Comentários