Você sabe o que acontece se beber vinho tinto todas as noites?

O consumo diário de bebidas alcoólicas deve ser ponderado e moderado

Um novo estudo publicado no Annals of Internal Medicine revela que o vinho tinto é, de fato, um dos grandes ‘amigos’ da boa saúde.

  Embora possa ser um desencadeador nato de problemas de fígado e alguns tipos de câncer, o consumo moderado desta bebida pode ser um forte aliado contra as doenças cardiovasculares e Diabetes tipo 2.

  E quando fala em consumo moderado, a investigação da Universidade Ben-Gurion (Israel) se refere a nada mais, nada menos do que um copo de vinho tinto todas as noites, seja para acompanhar o jantar ou momentos depois.

Para o estudo, conta a revista Time, os investigadores contaram com a ajuda de 224 pessoas com diabetes tipo 2 e que não consumiam bebidas alcoólicas. Os pacientes foram submetidos, durante dois anos, a uma dieta sem restrições calóricas e divididos em três grupos: no primeiro, era a água a bebida que acompanhava o jantar, no segundo era o vinho branco seco e no terceiro, o vinho tinto seco.

E dos três grupos, foram os pacientes que ingeriram vinho tinto os que apresentavam melhores níveis de colesterol bom (HDL) – e, por isso, níveis mais reduzidos de colesterol mau – e uma redução significativa dos componentes da síndrome metabólica, uma vez que também passaram a dormir melhor.

  Foi ainda com o consumo de vinho tinto que os níveis de açúcar no sangue pós-refeição caíram em 30%, situação que não se verificou nos participantes que beberam água ou vinho branco. Esta percentagem mostra-se importante no controle da Diabetes.

Para o mentor do estudo, James O'Keefe, o grande ponto desta investigação é a incapacidade de controlar a quantidade de vinho que cada pessoa bebe, uma vez que se um copo ao jantar é altamente benéfico, mais do que isso pode dar vazão às mais variadas doenças.


Fonte: Notícias ao Minuto (http://vinhos.me/ltvEc)
OBS.: Este texto passou por revisão para o Português Brasileiro.

 

  Aproveite para conhecer nosso banco de dados referente às fichas técnicas de vinhos de diferentes países!


Comentários