Senador propõe a inclusão de disciplina obrigatória sobre História e Civilização do Vinho nas escolas do país
Em destaque o senador Dario Stefàno
Em destaque o senador Dario Stefàno

No Senado italiano, Dario Stefàno propõe incluir aulas obrigatórias de História e Civilização do Vinho no currículo escolar das escolas primárias e secundárias de primeiro e segundo graus.

Membro da Comissão de Agricultura do Senado, defende que não existe pedaço da história da Itália que não atravesse eventos relacionados com uvas e vinho, de modo que a inclusão da disciplina visa resgatar aspectos relacionados às tradições culturais e folclóricas da viticultura italiana, além de valorizar a atual posição do país como maior produtor vitivinícola.

  De acordo com a Organização Mundial do Vinho (OIV), a Itália se tornou o maior produtor da bebida em 2015, seguido pela França. Exportou 5,4 bilhões de euros em vinho, e 1 em cada 5 garrafas de vinho produzidas no mundo era italiana. 

A proposta ainda inclui um programa de formação dos professores, visando estarem aptos a ministrarem tais aulas.

O senador e professor da Università Cattolica del Sacro Cuore Attilio Scienza defende ainda o vinho como bebida popular da cultura mediterrânica.

  Isso porque na Itália é comum as crianças entrarem em contato com o vinho desde muito cedo, bebendo-o em pequenas quantidades. É uma questão cultural.

Riccardo Cotarella, presidente da Assoenologi, diz: "(...) Ensinar o vinho nas escolas também significa ensinar o valor de beber com inteligência e moderação".

Em nossa pesquisa, constatamos que diferentemente do Brasil, que para consumir e comprar bebidas alcoólicas precisa ter 18 anos de idade, na Itália não há uma lei limite para consumo, sendo que para compra precisa ter 16 anos para cervejas, por exemplo, e 18 anos para bebidas espirituosas, de maior teor alcoólico.

Apesar do esforço do senador Stefàno, a proposta apresentada na última quinta-feira, dia 24 de março de 2016, promete gerar muita discussão na sociedade italiana como um todo.

Fonte: Eliana Janjacomo (Vino Emporium)
Foto 1: Divulgação. Foto 2: Dario Stefàno/Reprodução.
OBS.: O projeto de lei poderá ser acessado na página do senador Dario Stefàno.


Comentários