Uva – o elixir da juventude
Uva – o elixir da juventude
Uva – o elixir da juventude
Uva – o elixir da juventude
Uva – o elixir da juventude

Você já reparou que as uvas não são só usadas na fabricação de vinhos? Pois é. A indústria cosmética também utiliza a fruta na composição de cremes para tratamentos de beleza.

  Mais uma vez o que reina são os polifenóis encontrados nas uvas e nas vinhas e que agem no combate aos radicais livres, ou seja, na prática usar cremes à base de ativos extraídos das videiras é rejuvenescer.

O que são polifenóis? São os compostos bioativos presentes nas uvas, especialmente em suas cascas e sementes, e por fim também no vinho. Os principais polifenóis encontrados são: resveratrol, taninos, flavonas e ácidos fenólicos. E é o resveratrol que, segundo as pesquisas, age no combate ao envelhecimento.

Em nossa categoria Pesquisas, você poderá acompanhar os benefícios das uvas e dos vinhos para a saúde humana.

Alguns também prometem atuar no clareamento da pele, combatendo manchas no rosto, por exemplo. Na verdade são várias as opções de cremes encontradas, cada um atuando num benefício específico para a pele, que vão desde cremes redutores de gordura localizada a esfoliantes e máscaras faciais.

Além dos cosméticos para tratamentos da pele, podemos citar perfumes, escalda pés, demaquilantes, sabonetes, óleos, xampus, condicionadores, batons, sais de banho etc.

  O mercado cosmético tem marcas conceituadas e suas linhas recebem o nome de vinoterapia.

Como exemplos podemos citar a marca francesa Caudalie, mundialmente reconhecida, do Château Smith Haut Lafitte e a brasileira Vinotage da Casa Valduga.

Aliás, o Château Smith Haut Lafitte, juntamente com a Caudalie, é exemplo supremo em sustentabilidade e aproveitamento da matéria-prima – a videira. Tudo no vinhedo é aproveitado, desde as sementes até as folhas para compostagem.

Outra marca que merece ser citada é O Boticário, com a linha masculina Malbec e a feminina, Nativa Spa Vinoterapia.

E na perfumação de ambientes, óleos e essências de uva são usados na fabricação de difusores de ambiente e velas perfumadas.

Como vimos, a uva é uma fruta incrível, permitindo ao homem explorar ao máximo seu potencial industrial.

Fonte: Vino Emporium
Por Eliana Janjacomo. Foto 1: Caudalie Paris/Divulgação; Foto 2: Vinotage/Divulgação; Fotos 3 a 5: O Boticário/Divulgação.


Comentários