Moscatel de Setúbal eleito melhor vinho fortificado no Brasil

  A ExpoVinis Brasil 2015 distinguiu o Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca, Alambre 20 Anos, como melhor vinho fortificado do evento.

Na cerimônia da maior feira de vinhos da América Latina, que decorreu em São Paulo, o Alambre 20 Anos recebeu 93,5 pontos dos 100 possíveis, tendo-lhe sido ainda atribuído o “Prémio José Ivan dos Santos”, para o vinho com a melhor pontuação em todas as categorias.

O Moscatel de Setúbal é um vinho generoso com Denominação de Origem Controlada (D.O.C), reconhecida desde 1907. O Alambre 20 Anos é elaborado a partir da casta Moscatel, que é um tipo de uva que prima pelo seu caráter frutado, melado com aroma de fruta tropical, diferenciando-se dos vinhos moscatéis de qualquer outro tipo de vinho. Este vinho é um lote de 19 colheitas, em que a mais nova tem pelo menos 20 anos, e a mais antiga perto de 80 anos, resultando num vinho complexo, aromático, elegante, com um longo final de prova. Da produção anual de Moscatel de Setúbal, uma parte é destinada ao envelhecimento mais prolongado em cascos de madeira usada, que podem ser visitados na Adega dos Teares Velhos, na Casa Museu, em Vila Nogueira de Azeitão.

A ExpoVinis Brasil distingue anualmente os “10 Melhores Vinhos” do evento, com categorias como: Melhor Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosé, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (dividida nas subcategorias ‘Península Ibérica’ e ‘Itália, França, entre outros’) e Fortificados e Doces.


Fonte: Revista Port (http://vinhos.me/eIkMD)
OBS.: Este texto passou por revisão ortográfica para o Português Brasileiro.


Comentários