36 termos iniciados com a letra A foram localizados.

Abfüllung

Por quem foi engarrafado.

Acidez Volátil

Abreviada para AV. Refere-se aos ácidos que ocorrem naturalmente no vinho em razão da interação do álcool e do oxigênio, dando origem principalmente ao ácido acético, que é o ácido do vinagre.

Adega

Muitos significados são cabíveis, mas em geral retrata um lugar adequado para guardar vinhos. Adega ("cellar", em inglês) já foi sinônimo de vinícola em algumas regiões de lingua inglesa, e neste sentido é equivalente ao termo francês "cave".

Adstringência

Sensação de "secura" na boca, causada principalmente pelos taninos do vinho. Muita adstringência cria um sabor aspero e desagradável na boca, especialmente depois de ter engolido o vinho. Muitos vinhos tintos de alta qualidade, em especial aqueles capazes de evoluirem com a idade, possuem bastante adstringência enquanto novos, mas ficam mais suaves com o passar do tempo.

Agitação das Borras

Conhecido como "bâtonnage", em francês, este processo consiste em manter as células mortas da levedura (borra) num barril ou tanque em contato com o vinho, conforme ele envelhece. Isso ajuda a evitar a oxidação, adicioonando ao sabor do vinho nuances sutis, que lembram pão, e enriquecendo a textura desse vinho. Muito usado com o Chardonnay fermentado em barril. A agitação pode ser feita à mão com um bastão ou por diversos outros meios.

Airén

Uma uva vinícola branca muito plantada na Espanha, principalmente nas regiões quentes do centro. Em geral os produtores a utilizam em mesclagem com outras variedades de uvas para a formação do vinho.

(Veja a ficha técnica da uva Airen)

Albarinõ

Vibrante, refrescante e aromática, é uma variedade de uva branca da região da Galícia, na Espanha, conhecida como Alvarinho em Portugal, onde é um dos tipos de uva utilizados no Vinho Verde. Raramente feito em qualquer outro lugar do mundo, o Albariño é um vinho espanhol branco clássico, tradicional, com muito apelo contemporâneo.

(Veja a ficha técnica da uva Albariño)

Albariza

Tipo de solo único, branco, encontrado na região espanhola de Jerez. Formado de componentes minerais calcários e fósseis marinhos, é muito valorizado para o cultivo das varidades de Jerez, como é confirmado pela classificação dos vinhedos que contêm Albariza, como a região de Jerez Superior.

Alicante Bouschet

Uma coadjunvante nos vinhos franceses e californianos, esta variedade de uva é conhecida pela cor vermelha escuro e pela produção abundante. Na maioria das uvas tintas, o mosto é branco ou claro, mas esta variedade fornece mosto vermelho que, combinado com a cor extraía das cascas das uvas durante a fermentação, é excelente para intensificar a cor dos vinhos tintos mais claros.

(Veja a ficha técnica da uva Alicante Bouschet)

Aligoté

Associada à região de Côte Chalonnaise, na Borgonha, esta variedade de uva branca é também muito plantada no Leste Europeu. A Aligoté da Borgonha resulta em vinhos secos, com sabores curtos e de caráter simples.

(Veja a ficha técnica da uva Aligoté)

Amabile

Meio-doce.

Amadeirado

Descreve um vinho que revela fortes influências de aroma e/ou sabor dos barris de carvalho e acessórios (chips de madeira) que foram empregados para armazená-lo ou aromatizá-lo.