36 termos iniciados com a letra A foram localizados.

Arena

Refere-se ao solo arenoso nos vinhedos da Espenha.

Armazém

Adega.

Arneis

Variedade de uva branca do Piemonte, na Itália, que produz excelentes vinhos secos, com notas de pêssego, e forte acidez, quando colhida no momento correto, e sabor forte e agradável no final. Comum nos distritos de Roero e Langhe.

(Veja a ficha técnica da uva Arneis)

Aroma

É o cheiro do vinho. O termo é empregado para diferenciar os aromas detectados pelo nariz e os sabores sentidos pela boca ou pelo palato.

Assemblage

Vide: Corte.

Atesto

Tarefa interminável nas vinícolas, realizada para proteger o vinho da oxidação em tanques e barris. A solução simples é manter cada recipiente cheio até em cima para deixar pouco ou nenhum espaço para o ar permanecer lá dentro. Como o vinho evapora lentamente através das aduelas do barril, em volta dos tampos, e até pelos lacres dos tanques de aço inoxidável, o enólogo tem de ficar atento ao processo.

Aurora

Variedade de uva híbrida franco-americana, versátil e pouco notável, plantada principalmente no leste dos EUA.

Auslese

Seleção para colheira tardia dos cachos com uvas maduras dos melhores vinhedos. O termo indica o nível de açúcar da colheita, e não do vinho. Os vinhos podem ser secos ou doces.

Autólise

Ela acontece quando o vinho é deixado para envelhecer com as borras, ou célular mortas de levedura, permanecendo no barril, tanque ou garrafa após a fermentação. Elemento antigo para destacar o sabor do vinho espumante, atualmente a autólise é usada com frequência em vinhos brancos (e até em tintos, como Pinot Noir), a fim de contribuir oara um sabor complexo. Os vinicultores podem intensificar o processo com o movimento regular das borras, de modo a distribuí-la por todo o barril.

Auxerrois

Nome de uva usado para diferentes variedades. Na região de Cahors, osviticultores franceses chamam de Auxerrois suas uvas Malbec ou Côt. Na Alsacia, refere-se a uma variedade branca.

AVA

Área vinícola (ou d´Appellation) reconhecida pelo governos dos EUA, muitas vezes presente nos rótulos dos vinhos para comprovar que determinada porcentagem de uvas utilizadas para fazer aquele vinho foi cultivada nesta área. Uma AVA não indica a qualidade do vinho nem regula as práticas de cultivo e da fabricação, como as Appellations costumam fazer na Europa. A AVA garante apenas a origem das uvas.

Azienda Agricola

Vinícola que planta as próprias uvas.