34 termos iniciados com a letra B foram localizados.

Baccus

Variedade moderna de uva desenvolvida na Alemanha a partir da Müller-Thurgau e um cruzamento da Sylvaner e da Riesling. Esta variedade de Vitis vinifera é cultivada em Franken, na Inglaterra, e outros lugares.

(Veja a ficha técnica da uva Baccus)

Baco

Deus romano do vinho e da embriaguez, conhecido como Dionisio enter os gregos.

Baco Noir

Variedade de uva muito usada por vinicultores do leste dos EUA, que, geralmente, produzem vinhos locais de médio corpo. Como híbrido franco-americana, subsiste melhor com invernos frios e verões úmidos.

(Veja a ficha técnica da uva Baco Noir)

Bagaço

Cascas, sementes e outros pedaços de uva que sobram após a prensagem para o vinho. Pode ir para a compostreira , depois, ser adicionado ao vinhedo para ajudar na nutrição do solo.

Balling

Escala para medir o percentual de açúcar no mosto. Veja também: Brix.

Balthazar

Nome poético para a enorme garrafa de 12 litros de vinho, raramente vista fora das adegas de Champagne e de restaurantes que se empenham no glamour.

Barbera

Variedade de uva tinta italiana mais conhecida por produzir vinhos tintos secos, de cor profunda e acidez presente. Pode crescer acima do normal em alguns lugares, como na região de Piemonte, no nordeste da Itália, onde tem suas próprias apelações de Barbera d`Alba e Barbera d´Asti. O cultivo cuidadoso e o envelhecimento em barris podem resultar em uma bebida de nível internacional que faz jus a preços bem altos e pode envelhecer bem por muitos anos.

(Veja a ficha técnica da uva Barbera)

Barril

Tradicional recipiente transportável, feito de madeira para armazenar o vinho, quase sempre de carvalho. O tamanho típico contém aproximadamente 225 litros. O formato meio ovalado faz com que sejam fáceis de rolar e direcionar. Os vinicultoresacabaram descobrindo que barris de tamanhos, formatos e idades e madeiras diferentes afetam de modo diferente o sabor do vinho. Um barril novo confere sabor por cerca de três anos; depois disso torna-se um barril "neutro" que ainda pode ser útil para armazenar e suavizar um vinho, mas sem transferir os sabores do carvalho.

Barrique

Termo francês usado para designar um barril de carvalho de tamanho padrão, para comportar 225 litros.

Baumé

Termo empregado na medição da densidade (quantidade de açúcar), usado na França, Austrália e Nova Zelândia.

Bâtonnage

Termo francês que designa a ação de revolver as borras do fundo de um barril ou tanque com um "bâton" (bastão) ou utensílio semelhante, a fim de melhorar a textura e o sabor de um vinho pelo aumento do contato com célular mortas de leveduras e pedaços de casca de uva que formam esse sedimento.

Beerenauslese (BA)

Elaborado com uvas afetadas pelo botrítis (beeren), que concentram os açúcares. Vinhos raros e doces.