76 termos iniciados com a letra C foram localizados.

Cabernet Franc

Uva da família da Cabernet Sauvignon, junto com a Sauvignon Blanc. É muito cultivada no vale do Loire da Fança, em Bordeaux e quase em qualquer área em que sejam feitas os cortes dos vinhos de Bordeaux. Trata-se de uma das cinco variedades clássicas de uvas tintas de Bordeaux. Quando vinificada sozinha, produz aromas frutados, florais e herbáceos, sabores complexos, taninos moderados e quase sempre final suave.

(Veja a ficha técnica da uva Cabernet Franc)

Cabernet Sauvignon

Uma das uvas mais plantadas por todo o mundo. Surgiu em Bordeaux, na França, como cruzamento acidental entre a variedade de uva branca Sauvignon Blanc e a variedade tinta Cabernet Franc. Quando cultivada em locais corretos, produz vinhos tintos complexos, fragrantes, longevos, que melhoram engarrafados durante décadas. Os vinhos são conhecidos pelos aromas e sabores de cereja e groselha-preta, por vezes com toques de ervas, cedro e outros elementos interessantes.

A variedade é conhecida por ter bagos pequenos e casca espessa, uma combinação que aumenta a proporção de sabores no mosto com a fermentação, e pode resultar em concentrações extraordinárias nos vinhos.

(Veja a ficha técnica da uva Cabernet Sauvignon)

Calda bordalesa

Preparo fungicida muito usado em vinhedos para controlar os danos do míldio nas videiras.

Canaiolo

Uva italiana para vinho tinto muito plantada na Toscana e outras partes da Itália. Sua popularidade está em declínio, mas ela ainda ocupa uma grande área.

(Veja a ficha técnica da uva Canaiolo)

Cannonau

Nome dado na ilha italiana da Sardenha à variedade de uva tinta Grenache, presente no potente Châteauneuf-du-Pape.

(Veja a ficha técnica da uva Grenache)

Cantina

Vinícola.

Cap Classique

Nome usado pelos espumantes do Cabo, feitos pelo método tradicional.

Caráter

Pode ser simplesmente a impressão geral do sabor de um vinho, mas, às vezes, se refere a uma personalidade agradável de um vinho que reflete sua combinação exclusiva de aromas, sabores, corpo, textura e final.

Carnudo

Textura e corpo presentes em um vinho, como se tivesse carne em seus ossos.

Carvalho

Tipo de madeira preferido pelos produtores do mundo todo, no qual se amadurece o vinho para melhorar seus sabores e texturas. Três tipos de carvalho são mais usados: na Europa, o Quercus sessille e o Quercus robur (também conhecido como Quercus pedunculata), e na América do Norte, o Quercus alba ou carvalho-branco. No decorrer de centenas de anos, o carvalho mostrou ter qualidade de sabor, proteção contra a superoxidação, e resistência necessária para conter grandes e pesadas quantidades de vinho. Muitas vezes, a palavra "carvalho" é empregada como um jeito mais simples de dizer "barris de carvalho".

Catawba

Variedade de uva americana rosada aparentada com a nativa Vitis labrusca e que era uma espécie de curinga na antiga escola de produção de vinho em Nova York, Ohio e outras regiões do leste americano. Ainda é usada para vinhos doces, espumantes e secos, e exala um aroma forte da labrusca, que lembra geleia.

(Veja a ficha técnica da uva Catawba)

Caudalie

Termo francês para expressar o tempo de duração (medido em segundos) do retrogosto ou final na boca, após se engolir um pouco de vinho. Em portugês, "caudalia". Pode-se dizer também "persistência".