76 termos iniciados com a letra C foram localizados.
Uva da família da Cabernet Sauvignon, junto com a Sauvignon Blanc. É muito cultivada no vale do Loire da Fança, em Bordeaux e quase em qualquer área em que sejam feitas os cortes dos vinhos de Bordeaux. Trata-se de uma das cinco variedades clássicas de uvas tintas de Bordeaux. Quando vinificada sozinha, produz aromas frutados, florais e herbáceos, sabores complexos, taninos moderados e quase sempre final suave.
(Veja a ficha técnica da uva Cabernet Franc)Uma das uvas mais plantadas por todo o mundo. Surgiu em Bordeaux, na França, como cruzamento acidental entre a variedade de uva branca Sauvignon Blanc e a variedade tinta Cabernet Franc. Quando cultivada em locais corretos, produz vinhos tintos complexos, fragrantes, longevos, que melhoram engarrafados durante décadas. Os vinhos são conhecidos pelos aromas e sabores de cereja e groselha-preta, por vezes com toques de ervas, cedro e outros elementos interessantes.
A variedade é conhecida por ter bagos pequenos e casca espessa, uma combinação que aumenta a proporção de sabores no mosto com a fermentação, e pode resultar em concentrações extraordinárias nos vinhos.
(Veja a ficha técnica da uva Cabernet Sauvignon)Preparo fungicida muito usado em vinhedos para controlar os danos do míldio nas videiras.
Uva italiana para vinho tinto muito plantada na Toscana e outras partes da Itália. Sua popularidade está em declínio, mas ela ainda ocupa uma grande área.
(Veja a ficha técnica da uva Canaiolo)Nome dado na ilha italiana da Sardenha à variedade de uva tinta Grenache, presente no potente Châteauneuf-du-Pape.
(Veja a ficha técnica da uva Grenache)Vinícola.
Nome usado pelos espumantes do Cabo, feitos pelo método tradicional.
Pode ser simplesmente a impressão geral do sabor de um vinho, mas, às vezes, se refere a uma personalidade agradável de um vinho que reflete sua combinação exclusiva de aromas, sabores, corpo, textura e final.
Textura e corpo presentes em um vinho, como se tivesse carne em seus ossos.
Tipo de madeira preferido pelos produtores do mundo todo, no qual se amadurece o vinho para melhorar seus sabores e texturas. Três tipos de carvalho são mais usados: na Europa, o Quercus sessille e o Quercus robur (também conhecido como Quercus pedunculata), e na América do Norte, o Quercus alba ou carvalho-branco. No decorrer de centenas de anos, o carvalho mostrou ter qualidade de sabor, proteção contra a superoxidação, e resistência necessária para conter grandes e pesadas quantidades de vinho. Muitas vezes, a palavra "carvalho" é empregada como um jeito mais simples de dizer "barris de carvalho".
Variedade de uva americana rosada aparentada com a nativa Vitis labrusca e que era uma espécie de curinga na antiga escola de produção de vinho em Nova York, Ohio e outras regiões do leste americano. Ainda é usada para vinhos doces, espumantes e secos, e exala um aroma forte da labrusca, que lembra geleia.
(Veja a ficha técnica da uva Catawba)Termo francês para expressar o tempo de duração (medido em segundos) do retrogosto ou final na boca, após se engolir um pouco de vinho. Em portugês, "caudalia". Pode-se dizer também "persistência".