Ficha Técnica

Uva Alicante Bouschet
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Alicante Bouschet
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Alicante Henri Bouschet (França), Henri Bouschet (África do Sul)

  • COMO SE FALA:
    Alicante Buchê
  • ORIGEM:

    França

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    Alicante Bouschet é uma casta de uva tinta, com origem francesa (Languedoc) - criada por Henry Bouschet, entre 1865 e 1885, a partir do cruzamento das uvas Grenache e Petit Bouschet. Atualmente é cultivada majoritariamente em Portugal.

    Uma coadjunvante nos vinhos franceses e californianos, esta variedade de uva é conhecida pela cor vermelha escuro e pela produção abundante. Na maioria das uvas tintas, o mosto é branco ou claro, mas esta variedade fornece mosto vermelho que, combinado com a cor extraía das cascas das uvas durante a fermentação, é excelente para intensificar a cor dos vinhos tintos mais claros.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Esta casta produz vinhos de cor densa, aromas ligeiramente vegetais, grande concentração de taninos, bom equilíbrio de acidez e enorme capacidade de envelhecimento.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Maria Gomes
Outros nomes: São Amaral, Gaeiro, Fernão Pirão e Fernão Pires.

Uva

Riesling
Outros nomes: Na França: Rhénan, Oberlander e Petit Rhin. Na Alemanha: Klingelberger, Roter Riesling. Kaapse Riesling (África do Sul), Rajinski Rizling (Iugoslávia), Rajnai Rizling (Hungria), Rheinriesling (Áustria), Rhine Riesling

Uva

Charbono