Ficha Técnica

Uva Aligoté
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Aligoté
  • COMO SE FALA:
    Aligôtê
  • ORIGEM:

    Testes de DNA relacionaram a Algoté como um cruzamente da Pinot Noir e da Gouais Blanc, e tem forte ancestralidade na Borgonha e áreas próximas ao leste francês.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Bulgária Estados Unidos França Moldávia Romênia Ucrânia

  • DESCRITIVO:

    Associada à região de Côte Chalonnaise, na Borgonha, esta variedade de uva branca é também muito plantada no Leste Europeu. 

    O seu aroma inclui notas de maçã e limão

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    É usada para produzir vinhos brancos varietais (esulta em vinhos secos, com sabores curtos e de caráter simples), bem como para ser misturada em espumantes da Borgonha (acrescentando acidez e estrutura).

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Grenache
Outros nomes: Na Itália: Alicante, Cannonao e Guarnaccia. Na Espanha: Aragón, Garnacha, Garnacha Tinta, Garnacha Tinto, Lladoner, Navarra, Roussillon Tinto e Tinto Aragonés. Na França: Bois jaune, Cannonau, Sans pareil e Lledoner Pelut. Na África do Sul: Rooi Gren

Uva

Moscato de Hamburgo
Outros nomes: Golden Hamburg, Muscat Hamburg, Black Hamburg (EUA); Muscat de Hambourg (France); Moscato di Amburgo (Italy) e Muscat Gamburgskiy (Russia).

Uva

Mencia
Outros nomes: Jaen, Bierzo e Ribeira Sacra.