Ficha Técnica

Uva Aligoté
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Aligoté
  • COMO SE FALA:
    Aligôtê
  • ORIGEM:

    Testes de DNA relacionaram a Algoté como um cruzamente da Pinot Noir e da Gouais Blanc, e tem forte ancestralidade na Borgonha e áreas próximas ao leste francês.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Bulgária Estados Unidos França Moldávia Romênia Ucrânia

  • DESCRITIVO:

    Associada à região de Côte Chalonnaise, na Borgonha, esta variedade de uva branca é também muito plantada no Leste Europeu. 

    O seu aroma inclui notas de maçã e limão

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    É usada para produzir vinhos brancos varietais (esulta em vinhos secos, com sabores curtos e de caráter simples), bem como para ser misturada em espumantes da Borgonha (acrescentando acidez e estrutura).

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Macabeo
Outros nomes: Alcañol, Alcañón, Blanca de Daroca, Charas blanc, Forcalla, Gredelín, Lardot, Listan Andaludschii, Listan Andaluzskii, Lloza, Macaban, Macabeu, Maccabeo, Maccabeou, Maccabeu, Makkobeo, Malvoisie, Provensal, Queue de Renard, Rossan, Subirat, Tokay, Ugni blanc, Viuna, Xarello.

Uva

Mourvèdre
Outros nomes: Mataro (Portugal), Estrangle-Chien e Monastrell.

Uva

Fernão Pires
Outros nomes: São Amaral, Gaeiro, Fernão Pirão e Maria-Gomes.