Ficha Técnica

Uva Arinto
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Arinto
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Pedernã (Portugal) e Pedreña (Espanha).

  • ORIGEM:

    Originaria de Bucelas "Capital do Arinto" Concelho de Loures, distrito de Lisboa.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Espanha Portugal

  • DESCRITIVO:

    Uma das castas nativas mais antigas de Portugal, com uma longa tradição na região de Bucelas. A casta Arinto espalhou-se, entretanto, para a maioria das regiões do vinho devido à boa capacidade de adaptação a diferentes terrenos e climas. Arinto, conhecida como Pedernã na região do Vinho Verde, tem na acidez fresca uma das suas principais características, combinada com uma mineralidade única, excelente estrutura e um toque aveludado. O aroma é relativamente discreto, com notas de maçã verde e limão.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    A casta Arinto produz vinhos que evoluem muito bem em garrafa, ganhando elegância e complexidade, e envelhecem ainda melhor para surpresa de muitos.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Dolce Noir
Outros nomes: Bonarda, Charbono e Corbeau.

Uva

Négrette
Outros nomes: Bourgogne, Cahors, Cap de More, Chalosse noire, Couporel, Dégoûtant, Folle noire, Morelet, Morillon, Mourelet, Mourrelet, Négralet, Negraou, Négret, Négret de Gaillac, Négret du Tarn, Négrette de Fronton, Négrette de Longages, Négrette de Nice, Négrette de Rabastens, Négrette de Villaudric, Négrette de Villemur, Négrette Entière, Négrette Poujut, Negretto, Noirien, Petit Négret, Petite Négrette, Petit noir, Petit Noir de Charentes, Petit Noir de Fronton, Pinot Saint Georges, Pinot St. George, Ragoûtant, Saintongeais, Vesparo noir e Villemur.

Uva

Chenin Blanc
Outros nomes: Steen (África do Sul), Pineau d'anjou e Pineau de la Loire (França), Pinot blanco (Argentina) e Vouvray