Ficha Técnica

Uva Baga
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Baga
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Grand Noir (França), Tinta Bairrada (Portugal), Tinta Fina (Portugal) e Tinta Poeirinha (Portugal)

  • ORIGEM:

    Portugal

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    Uma das castas portuguesas mais produtivas, e muito utilizada nas regiões da Bairrada e do Dão. Casta com vigor médio e bom rendimento, a Baga divide opiniões, com alguns a criticarem-lhe a suscetibilidade para o apodrecimento fácil e a produção de vinhos pouco intensos e desinteressantes.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Quando bem maduras, as uvas da casta mostram todas as suas potencialidades, proporcionando vinhos de cor concentrada e grande estrutura, com taninos poderosos e com condições para evoluir muito bem em garrafa. O aroma começa por sugerir bagas e frutos silvestres, evoluindo depois para ameixa preta, tabaco e café, num crescendo de complexidade e nobreza. Em vinhos com mais de dez anos, surge o aroma a madeira, mesmo que não tenha passado por ela.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Avesso
Outros nomes: Borral, Bornal, Bornão e Borraçal branco.

Uva

Arneis

Uva

Pinot Noir
Outros nomes: Blauburgunder, Spätburgunder, Rulandské modré