Ficha Técnica

Uva Baga
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Baga
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Grand Noir (França), Tinta Bairrada (Portugal), Tinta Fina (Portugal) e Tinta Poeirinha (Portugal)

  • ORIGEM:

    Portugal

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    Uma das castas portuguesas mais produtivas, e muito utilizada nas regiões da Bairrada e do Dão. Casta com vigor médio e bom rendimento, a Baga divide opiniões, com alguns a criticarem-lhe a suscetibilidade para o apodrecimento fácil e a produção de vinhos pouco intensos e desinteressantes.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Quando bem maduras, as uvas da casta mostram todas as suas potencialidades, proporcionando vinhos de cor concentrada e grande estrutura, com taninos poderosos e com condições para evoluir muito bem em garrafa. O aroma começa por sugerir bagas e frutos silvestres, evoluindo depois para ameixa preta, tabaco e café, num crescendo de complexidade e nobreza. Em vinhos com mais de dez anos, surge o aroma a madeira, mesmo que não tenha passado por ela.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Touriga Nacional

Uva

Macabeo
Outros nomes: Alcañol, Alcañón, Blanca de Daroca, Charas blanc, Forcalla, Gredelín, Lardot, Listan Andaludschii, Listan Andaluzskii, Lloza, Macaban, Macabeu, Maccabeo, Maccabeou, Maccabeu, Makkobeo, Malvoisie, Provensal, Queue de Renard, Rossan, Subirat, Tokay, Ugni blanc, Viuna, Xarello.

Uva

Moscato Branco