Ficha Técnica

Uva Bordô
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Bordô
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Ives, Ives Seedling, Terci, Folha-de-figo e York Madeira.

  • ORIGEM:

    Foi selecionada por Henry Ives em 1840, no estado de Ohio, Estados Unidos.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Brasil Estados Unidos Portugal

  • DESCRITIVO:

    Pode ser utilizada na produção de vinhos e sucos. Costuma entrar na composição de cortes de vinho com as castas Isabel e Concord, fornecendo, aos vinhos destas castas, a cor que lhes falta e que abunda na casca da bordô.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Os vinhos bordôs têm uma forte coloração violeta, decorrente da elevada concentração de antocianinas na casca das uvas, que passam para os vinhos durante o processo de maceração. Possuem sabor frutado e baixa concentração de tanino. Possuem sabor mais ácido que os vinhos produzidos com Vitis vinifera, em decorrência da elevada concentração dos ácidos tartárico e málico na casca da uva.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Négrette
Outros nomes: Bourgogne, Cahors, Cap de More, Chalosse noire, Couporel, Dégoûtant, Folle noire, Morelet, Morillon, Mourelet, Mourrelet, Négralet, Negraou, Négret, Négret de Gaillac, Négret du Tarn, Négrette de Fronton, Négrette de Longages, Négrette de Nice, Négrette de Rabastens, Négrette de Villaudric, Négrette de Villemur, Négrette Entière, Négrette Poujut, Negretto, Noirien, Petit Négret, Petite Négrette, Petit noir, Petit Noir de Charentes, Petit Noir de Fronton, Pinot Saint Georges, Pinot St. George, Ragoûtant, Saintongeais, Vesparo noir e Villemur.

Uva

Soave
Outros nomes: Garganega.

Uva

Moscatel de Alexandria
Outros nomes: Moscatel de Setúbal e Moscatel Galego Branco (Portugal), Muscat Gordo Blanco ou Lexia (Austrália), Moscatel de Alejandria (Espanha) e Hanepoot (África do Sul),