Ficha Técnica

Uva Cabernet Sauvignon
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
CARACTERÍSTICAS DA UVA

CORPO
FRUTA
TANINO
ACIDEZ
ÁLCOOL
Estas informações são apenas uma base de como seria um vinho varietal desta uva. As características podem variar de acordo com: adição de outros tipos de uvas ou até do mesmo tipo, mas plantadas em outra região; tempo de guarda; armazenamento (tonel, talha, inox etc), clima e temperatura, aditivos etc.
  • NOME: Uva Cabernet Sauvignon
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Bouchet, Bouche, Petit-Bouchet, Petit-Cabernet, Petit-Vidure, Vidure, Sauvignon Rouge

  • POSSÍVEIS AROMAS: Amora, Cedro, Cereja preta, Especiarias e Groselha preta.

    Amora Cedro Cereja preta Especiarias Groselha preta

  • COMO SE FALA:
    Cabernê Sôvinhon
  • ORIGEM:

    Bordeaux, França.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    África do Sul Argentina Austrália Brasil Chile China Espanha Estados Unidos França Itália

  • DESCRITIVO:

    A Cabernet Sauvignon é uma variedade nobre que se adapta bem em quase todas as condições que não sejam muito frias. Surgiu em Bordeaux, na França, como cruzamento acidental entre a variedade de uva branca Sauvignon Blanc e a variedade tinta Cabernet Franc.

    Tornou-se famosa por fazer parte da produção dos vinhos tintos envelhecidos mais famosos produzidos na região de Bordeaux (vinhos esses que também contém uvas das variedades Merlot e Cabernet Franc em proporções variadas). Atualmente, diversas outras regiões do mundo tornaram-se igualmente importantes no cultivo da Cabernet Sauvignon (Itália, Austrália, África do Sul, Argentina, etc.).

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Quando cultivada em locais corretos, produz vinhos tintos complexos, fragrantes, longevos, que melhoram engarrafados durante décadas. Os vinhos são conhecidos pelos aromas e sabores de cereja e groselha-preta, por vezes com toques de ervas, cedro e outros elementos interessantes.

    Vinhos Cabernet Sauvignon podem ser encontrados em faixas extremamente variadas de preço e qualidade. Os melhores Cabernet Sauvignon são encorpados e com grande profundidade. Vinhos Cabernet Sauvignon mais baratos são normalmente bem suaves e possuem sabor frutado.

    Devido a alta quantidade de ácido tânico, as vinícolas frequentemente utilizam a Cabernet Sauvignon em junção com outras variedades (a Merlot é considerada a parceira ideal da Cabernet Sauvignon devido ao baixo teor de ácido tânico). As vinícolas australianas utilizam a Cabernet Sauvignon em conjunto com a Syrah, uma mistura não muito comum no mercado.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Petit Meslier

Uva

Fernão Pires
Outros nomes: São Amaral, Gaeiro, Fernão Pirão e Maria-Gomes.

Uva

Isabel