Ficha Técnica

Uva Carménère
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
CARACTERÍSTICAS DA UVA

CORPO
FRUTA
TANINO
ACIDEZ
ÁLCOOL
Estas informações são apenas uma base de como seria um vinho varietal desta uva. As características podem variar de acordo com: adição de outros tipos de uvas ou até do mesmo tipo, mas plantadas em outra região; tempo de guarda; armazenamento (tonel, talha, inox etc), clima e temperatura, aditivos etc.
  • NOME: Uva Carménère
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Carméneyre, Carmenelle, Cabernelle, Bouton Blanc, Carbouet, Carbonet

  • POSSÍVEIS AROMAS: Ameixa, Baunilha, Framboesa, Pimenta verde e Pimentão verde.

    Ameixa Baunilha Framboesa Pimenta verde Pimentão verde

  • COMO SE FALA:
    Carmenér
  • ORIGEM:

    Bordeaux (França)

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Argentina Brasil Chile China Croácia Estados Unidos França Itália Nova Zelândia

  • DESCRITIVO:
    A casta Carmenère foi uma das mais amplamente cultivadas em inícios do século XIX no Médoc. Mas na década de 1860 as videiras européias desta variedade foram dizimadas pela filoxera (um inseto diminuto que afeta as folhas e a raiz sugando a seiva das plantas) e então, foram substituídas por outras castas menos sensíveis, como a Merlot.
     
    Julgada extinta, foi redescoberta em 1994 no Chile por um ampelógrafo francês, chamado Jean-Michel Boursiquot, que notou que algumas cepas de Merlot demoravam a maturar. Os resultados de estudos realizados concluíram que se tratava na realidade da antiga variedade de Bordeaux Carmenère, cultivada inadvertidamente, misturada com pés de Merlot.
     
    Levada por engano aos vales vinícolas chilenos, a Carmenère se adaptou ao clima agradável e aos solos férteis obtendo êxito ao ponto de ser considerada uma das uvas mais importantes do Chile por sua qualidade e sabor excepcional.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Morrastel
Outros nomes: Tinta Miúda (Portugal), Minostello (França), Cagnulari (Itália), Graciano (Espanha).

Uva

Fernão Pires
Outros nomes: São Amaral, Gaeiro, Fernão Pirão e Maria-Gomes.

Uva

Shiraz
Outros nomes: Syrah, Schiras, Sérène, Siranne, Marsanne Noir e Siranin, na França. Shiraz (EUA), Candine, Syrac e Marzane Noire (Marrocos).