Ficha Técnica

Uva Castelão
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Castelão
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Periquita e João de Santarém.

  • ORIGEM:

    Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    A casta tinta mais cultivada em Portugal. Casta vigorosa, mas de rendimento irregular, muito dependente do clima e das técnicas de condução das videiras.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Tem um grande poder de adaptação a diferentes condições climáticas, o que lhe dá uma notável versatilidade e permite aos enólogos elaborar vinhos muito distintos, consoante a região: por vezes encorpados, pouco corados (coloração rubi), de graduação alcoólica pouco elevada, bons para beber jovens; outras vezes, muito corados e aromáticos, equilibrados na acidez e de graduação alcoólica mais elevada. Adapta-se melhor às terras da Península de Setúbal, de onde saem os vinhos mais carnudos e intensos, com aromas de frutos vermelhos e plantas silvestres, que se integram bem com a madeira de carvalho francês.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Vinhão
Outros nomes: Sousão, Sousão Forte, Sousão de Correr e Sousão Vermelho.

Uva

Grenache
Outros nomes: Na Itália: Alicante, Cannonao e Guarnaccia. Na Espanha: Aragón, Garnacha, Garnacha Tinta, Garnacha Tinto, Lladoner, Navarra, Roussillon Tinto e Tinto Aragonés. Na França: Bois jaune, Cannonau, Sans pareil e Lledoner Pelut. Na África do Sul: Rooi Gren

Uva

Nero D'Avola
Outros nomes: Calabrese.