Ficha Técnica

Uva Cerceal
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Cerceal
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Cercial Douro e Dao, Cerceal Bairrada e Madeira Sercial, Cão Distemper (no Douro, PT).

  • POSSÍVEIS AROMAS: Lima e Toranja.

    Lima Toranja

  • ORIGEM:

    Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    As principais características das variedades Cerceal são alta produção e boa acidez. É utilizada com maior frequência como um componente de mistura ao lado das uvas Baga, Encruzado ou Bical, dependendo da região onde o vinho for produzido. 

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Os vinhos varietais desta variedade são geralmente um pouco desequilibrado e com aromas que tendem mais para a mineralidade do que para o frutado, embora as notas de lima e toranja sejam típicas nestes exemplares. Além disso, os elevados níveis de acidez natural desta variedade tornam seus vinhos bem refrescantes e capazes de envelhecer por até uma década.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Macabeo
Outros nomes: Alcañol, Alcañón, Blanca de Daroca, Charas blanc, Forcalla, Gredelín, Lardot, Listan Andaludschii, Listan Andaluzskii, Lloza, Macaban, Macabeu, Maccabeo, Maccabeou, Maccabeu, Makkobeo, Malvoisie, Provensal, Queue de Renard, Rossan, Subirat, Tokay, Ugni blanc, Viuna, Xarello.

Uva

Grenache Noir

Uva

Graciano
Outros nomes: Tinta Miúda (Portugal), Morrastel e Minostello (França), Cagnulari (Itália).