Ficha Técnica

Uva Cerceal
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Cerceal
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Cercial Douro e Dao, Cerceal Bairrada e Madeira Sercial,Cão Distemper (no Douro, PT).

  • POSSÍVEIS AROMAS: Lima e Toranja.

    Lima Toranja

  • ORIGEM:

    Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    As principais características das variedades Cerceal são alta produção e boa acidez.É utilizada com maior frequência como um componente de mistura ao lado das uvas Baga, Encruzado ou Bical, dependendo da região onde o vinho for produzido. 

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Os vinhos varietais desta variedade são geralmente um pouco desequilibrado e com aromas que tendem mais para a mineralidade do que para o frutado, embora as notas de lima e toranja sejam típicas nestes exemplares. Além disso, os elevados níveis de acidez natural desta variedade tornam seus vinhos bem refrescantes e capazes de envelhecer por até uma década.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Tinta del País
Outros nomes: Tempranillo, Tinta Roriz, Aragonez, Tinto del País, Ull de Lebre, Cencibel

Uva

Tinta Cão

Uva

Códega
Outros nomes: Síria, Roupeiro (Alentejo), Codo (Beiras), Alvadurão ou Crato Branco (Dão e Douro), Malvasia, Posto Branco, Alva e Alvadurão do Dão.