Ficha Técnica

Uva Chardonnay
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
CARACTERÍSTICAS DA UVA

CORPO
FRUTA
ACIDEZ
ÁLCOOL
DOÇURA
Estas informações são apenas uma base de como seria um vinho varietal desta uva. As características podem variar de acordo com: adição de outros tipos de uvas ou até do mesmo tipo, mas plantadas em outra região; tempo de guarda; armazenamento (tonel, talha, inox etc), clima e temperatura, aditivos etc.
  • NOME: Uva Chardonnay
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Aubaine, Beaunois, Melon Blanc e Pinot Chardonnay

  • POSSÍVEIS AROMAS: Abacaxi, Carambola, Giz e Manteiga.

    Abacaxi Carambola Giz Manteiga

  • COMO SE FALA:
    Chardoné
  • ORIGEM:

    Borgonha, França.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    África do Sul Argentina Austrália Brasil Chile Espanha Estados Unidos França Itália Moldávia Nova Zelândia

  • DESCRITIVO:

    A variedade Chardonnay é muito famosa devido ao papel que desempenha na produção dos melhores vinhos branco seco e também é uma das principais uvas utilizadas na produção de Champagne. Atualmente ela é encontrada na maior parte dos vinhos comercializados mundialmente.
    A Chardonnay não possui dificuldades para ser cultivada em diversas regiões diferentes, pois  se adapta facilmente aos diferentes tipos de solo e condições climáticas. Por esse motivo é encontrada em praticamente todos os países produtores de vinho. Além disso, a presença de seu nome no rótulo de uma garrafa torna-se facilmente uma referência de sabor e qualidade distintos.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    A maioria dos vinhos feitos com a Chardonnay são envelhecidos em carvalho, devido a compatibilidade do sabor da Chardonnay com o carvalho.  Esse “tratamento” em carvalho pode ocorrer durante ou após a fermentação. Para os melhores vinhos Chardonnay, a permanência ou “tratamento” em carvalho significa investimento altíssimo em barris de carvalho francês. Para os vinhos Chardonnay de custo inferior, o “tratamento” em carvalho significa a adição de essência de carvalho ou a imersão de lascas da madeira no próprio vinho.
    Com exceção da região noroeste da Itália e os distritos franceses de Chablis e Mâconnais, onde o vinho Chardonnay não é normalmente utilizado com carvalho, todos os vinhos brancos Chardonnay produzidos passam por um processo de envelhecimento em carvalho.
    A presença do aroma de carvalho nos vinhos Chardonnay pode causar um pouco de confusão durante um processo de degustação, pois muitos avaliadores confudem o aroma do carvalho como pertencendo à Chardonnay, o que não é verdade. A Chardonnay em si possui aroma frutoso e sabor que varia próximo ao da maça (em regiões mais frias) até o sabor de frutas tropicais, principalmente o de abacaxi, em regiões mais quentes. Ela também pode apresentar aroma suavemente terroso, algo próximo ao mineral. Os vinhos Chardonnay branco possui um nível de acidez que varia de médio a alto, e é geralmente bem encorpado. Vinhos Chardonnay clássicos são secos, apesar de encontrarmos Chardonnay de custo inferior que se apresentam na forma de meio seco e suave.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Moscatel Galego Branco
Outros nomes: Moscatel Grano Menudo, na Espanha.

Uva

Isabel

Uva

Moscato Branco