Ficha Técnica

-
NOME: Uva Chardonnay
TAMBÉM CONHECIDA COMO:Aubaine, Beaunois, Melon Blanc e Pinot Chardonnay
-
POSSÍVEIS AROMAS: Abacaxi, Carambola, Giz e Manteiga.
-
COMO SE FALA:
Chardoné -
ORIGEM:
Borgonha, França.
-
PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:
-
DESCRITIVO:
A variedade Chardonnay é muito famosa devido ao papel que desempenha na produção dos melhores vinhos branco seco e também é uma das principais uvas utilizadas na produção de Champagne. Atualmente ela é encontrada na maior parte dos vinhos comercializados mundialmente.
A Chardonnay não possui dificuldades para ser cultivada em diversas regiões diferentes, pois se adapta facilmente aos diferentes tipos de solo e condições climáticas. Por esse motivo é encontrada em praticamente todos os países produtores de vinho. Além disso, a presença de seu nome no rótulo de uma garrafa torna-se facilmente uma referência de sabor e qualidade distintos. -
CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:
A maioria dos vinhos feitos com a Chardonnay são envelhecidos em carvalho, devido a compatibilidade do sabor da Chardonnay com o carvalho. Esse “tratamento” em carvalho pode ocorrer durante ou após a fermentação. Para os melhores vinhos Chardonnay, a permanência ou “tratamento” em carvalho significa investimento altíssimo em barris de carvalho francês. Para os vinhos Chardonnay de custo inferior, o “tratamento” em carvalho significa a adição de essência de carvalho ou a imersão de lascas da madeira no próprio vinho.
Com exceção da região noroeste da Itália e os distritos franceses de Chablis e Mâconnais, onde o vinho Chardonnay não é normalmente utilizado com carvalho, todos os vinhos brancos Chardonnay produzidos passam por um processo de envelhecimento em carvalho.
A presença do aroma de carvalho nos vinhos Chardonnay pode causar um pouco de confusão durante um processo de degustação, pois muitos avaliadores confudem o aroma do carvalho como pertencendo à Chardonnay, o que não é verdade. A Chardonnay em si possui aroma frutoso e sabor que varia próximo ao da maça (em regiões mais frias) até o sabor de frutas tropicais, principalmente o de abacaxi, em regiões mais quentes. Ela também pode apresentar aroma suavemente terroso, algo próximo ao mineral. Os vinhos Chardonnay branco possui um nível de acidez que varia de médio a alto, e é geralmente bem encorpado. Vinhos Chardonnay clássicos são secos, apesar de encontrarmos Chardonnay de custo inferior que se apresentam na forma de meio seco e suave.