Ficha Técnica

Uva Espadeiro
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Espadeiro
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Espadão e Espadal.

  • ORIGEM:

    Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    A casta Espadeiro é cultivada na região dos Vinhos Verdes e produz vinho muito apreciado na região. Pode adotar outras denominações de acordo com o local onde é cultivada: Espadão, Espadal, entre outras designações. Esta casta é muito produtiva e apresenta cachos de grande dimensão, compactos e constituídos por bagos médios e uniformes.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Os vinhos produzidos com esta casta são acídulos e de cor rosada clara ou rubi muito aberta (quando submetidos ao processo de curtimenta prolongada). Algumas adegas produzem vinho rosé a partir da casta Espadeiro.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Malvasia de Cândia
Outros nomes: Malvasia di Cândia, Malvasia Bianca di Candia - na Itália. Malvasia Rossa.

Uva

Moscatel Galego Roxo
Outros nomes: Moscatel Roxo.

Uva

Grenache
Outros nomes: Na Itália: Alicante, Cannonao e Guarnaccia. Na Espanha: Aragón, Garnacha, Garnacha Tinta, Garnacha Tinto, Lladoner, Navarra, Roussillon Tinto e Tinto Aragonés. Na França: Bois jaune, Cannonau, Sans pareil e Lledoner Pelut. Na África do Sul: Rooi Gren