Ficha Técnica

Uva Loureiro
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Loureiro
  • ORIGEM:

    Vale do rio Lima, Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Espanha Portugal

  • DESCRITIVO:

    É cultivada em quase toda a região dos Vinhos Verdes e na Galiza. É uma casta muito produtiva, mas só recentemente foi reconhecida como uma casta nobre.

    Aromaticamente exuberante, há quem a considere, a par do Moscatel, a mais perfumada das castas portuguesas, sugerindo loureiro (e daí lhe virá o nome), acácia, laranja e pêssego. Tal como acontece com o Alvarinho, o Loureiro é uma casta de grande tipicidade.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    A casta Loureiro produz vinhos de elevada acidez e com aromas florais, minerais e frutados muito acentuados. Além de originar vinhos "monovarietais" (uma só casta) é frequentemente combinada com as uvas Trajadura e Arinto.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Macabeo
Outros nomes: Alcañol, Alcañón, Blanca de Daroca, Charas blanc, Forcalla, Gredelín, Lardot, Listan Andaludschii, Listan Andaluzskii, Lloza, Macaban, Macabeu, Maccabeo, Maccabeou, Maccabeu, Makkobeo, Malvoisie, Provensal, Queue de Renard, Rossan, Subirat, Tokay, Ugni blanc, Viuna, Xarello.

Uva

Afrocheiro
Outros nomes: Alfrocheiro.

Uva

Criolla Chica
Outros nomes: País (Chile), Mission (na América do Norte) e Listán Pietro (Espanha).