Ficha Técnica

Uva Moscato Branco
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Moscato Branco
  • ORIGEM:

    É uma cultivar originária provavelmente da Grécia e cultivada há muito tempo na Itália. Mas o Brasil tem uma variedade única da Moscato Branco, sendo assim uma exclusividade brasileira, cultivada comercialmente apenas aqui no país.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Brasil

  • DESCRITIVO:

    O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia Agropecuária (Depta) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), apoiou financeiramente a pesquisa realizada pela Embrapa Uva e Vinho que resultou na descoberta da originalidade da uva Moscato Branco, cultivada na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul (RS).

    Para dar ainda mais credibilidade ao resultado, em janeiro de 2014, o ampelágrafo francês – cientista que identifica e classifica as cultivares de videira – Jean-Michel Boursiquot, da Universidade SupAgro, de Montpellier, na França, esteve na Serra Gaúcha para confirmar a suspeita de que a cultivar de uva Moscato Branco, presente na região desde a década de 1930, somente é cultivada comercialmente no Brasil, principalmente na região de Farroupilha (RS), município que responde por cerca de 50% do volume de produção da casta no Brasil. O ampelógrafo é mundialmente conhecido por ter redescoberto no Chile a variedade Carmenère.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Seibel

Uva

Moscatel
Outros nomes: Moscato (Itália) e Muscat (França).

Uva

Acitana