Ficha Técnica

-
NOME: Uva Pinot Gris
TAMBÉM CONHECIDA COMO:Pinot Grigio (Itália), Ruländer (Alemanha)
-
POSSÍVEIS AROMAS: Limão, Maçã verde, Nectarina e Pêssego.
-
COMO SE FALA:
Pinô Grí -
ORIGEM:
Alsácia (França)
-
PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:
-
DESCRITIVO:
É uma das diversas variedades de uva chamadas de Pinot: Pinot Blanc, Pinot Noir, Pinot Meunier e Pinot Gris (Pinot Grigio na Itália). Não existem estudos comprobatórios, mas acredita-se que a uva Pinot Gris é uma variedade descendente da Pinot Noir, pois apesar de ser considerava uma uva “branca”, sua pele é de coloração bem escura para uma variedade branca.
A Pinot Gris é uma variedade importante na região noroeste da Itália, bem como em regiões da Alemanha onde ela é conhecida como Ruländer. Na França, a única região onde a Pinot Gris possui renome e importância é em Alsace. Devido a facilidade e baixo custo de seu cultivo, a Pinot Gris atualmente é cultivada também no Chile e Austrália para a produção de vinhos em alta escala, onde atinge um mercado mais amplo. -
CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:
Os vinhos feitos com a uva Pinot Gris possuem coloração mais intensa do que a maioria dos vinhos brancos – apesar que muitos vinhos Pinot Grigio (vinhos italianos) possuem coloração bem pálida. Os vinhos Pinot gris variam de médio a bem encorpados, frequentemente não passam por carvalho e possuem acidez baixa, com aromas suavemente neutros. Às vezes o sabor e aroma sugerem a cascas de frutas, como por exemplo casca de pêssego ou laranja.