Ficha Técnica

Uva Pinot Gris
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
CARACTERÍSTICAS DA UVA

CORPO
FRUTA
ACIDEZ
ÁLCOOL
DOÇURA
Estas informações são apenas uma base de como seria um vinho varietal desta uva. As características podem variar de acordo com: adição de outros tipos de uvas ou até do mesmo tipo, mas plantadas em outra região; tempo de guarda; armazenamento (tonel, talha, inox etc), clima e temperatura, aditivos etc.
  • NOME: Uva Pinot Gris
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Pinot Grigio (Itália), Ruländer (Alemanha)

  • POSSÍVEIS AROMAS: Limão, Maçã verde, Nectarina e Pêssego.

    Limão Maçã verde Nectarina Pêssego

  • COMO SE FALA:
    Pinô Grí
  • ORIGEM:

    Alsácia (França)

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Alemanha Austrália Chile Estados Unidos França Hungria Itália Moldávia Nova Zelândia

  • DESCRITIVO:

    É uma das diversas variedades de uva chamadas de Pinot: Pinot Blanc, Pinot Noir, Pinot Meunier e Pinot Gris (Pinot Grigio na Itália). Não existem estudos comprobatórios, mas acredita-se que a uva Pinot Gris é uma variedade descendente da Pinot Noir, pois apesar de ser considerava uma uva “branca”, sua pele é de coloração bem escura para uma variedade branca.
    A Pinot Gris é uma variedade importante na região noroeste da Itália, bem como em regiões da Alemanha onde ela é conhecida como Ruländer. Na França, a única região onde a Pinot Gris possui renome e importância é em Alsace. Devido a facilidade e baixo custo de seu cultivo, a Pinot Gris atualmente é cultivada também no Chile e Austrália para a produção de vinhos em alta escala, onde atinge um mercado mais amplo.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Os vinhos feitos com a uva Pinot Gris possuem coloração mais intensa do que a maioria dos vinhos brancos – apesar que muitos vinhos Pinot Grigio (vinhos italianos) possuem coloração bem pálida. Os vinhos Pinot gris variam de médio a bem encorpados, frequentemente não passam por carvalho e possuem acidez baixa, com aromas suavemente neutros. Às vezes o sabor e aroma sugerem a cascas de frutas, como por exemplo casca de pêssego ou laranja.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Moscatel Galego Roxo
Outros nomes: Moscatel Roxo.

Uva

Antão Vaz

Uva

Aragonez
Outros nomes: Tempranillo, na Espanha; Tinta Roriz, Aragonês em Portugal.