Ficha Técnica

-
NOME: Uva Pinot Noir
TAMBÉM CONHECIDA COMO:Blauburgunder, Spätburgunder, Rulandské modré
-
POSSÍVEIS AROMAS: Cereja, Cogumelo, Cranberry desidratado e Framboesa.
-
COMO SE FALA:
Pinô Nuár -
ORIGEM:
Borgonha, França.
-
PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:
-
DESCRITIVO:
A Pinot Noir é responsável pela produção dos vinhos mais famosos e principalmente legendários no mundo vinícola. Seus vinhos muitas vezes são classificados como enigmáticos, desafiadores ao paladar e olfato.
Na França, algumas vinícolas possuem o privilégio de produzir vinhos 100% feitos com a Pinot Noir. Na Austrália, Califórnia e Chile, alguns bons vinhos Pinot Noir também são produzidos. A Pinot Noir é muito sensível ao clima e solo, o que torna bem limitada a produção de seus vinhos. -
CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:
Os vinhos Pinot Noir são mais claros em relação a Cabernet e Merlot. Possuem teor alcoólico do médio para alto, acidez também de média para alta e baixo teor de ácido tânico (apesar que o envelhecimento em toneis de carvalho pode contribuir para o aumento de ácido tânico). Seu sabor e aroma podem tornar-se bem frutosos – como uma mistura de frutas vermelhas – ou então algo mais amadeirado, dependendo da região onde ela é cultivada. A Pinot Noir dificilmente é utilizada em misturas com outras variedades de uvas.