Ficha Técnica

Uva Pinot Noir
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
CARACTERÍSTICAS DA UVA

CORPO
FRUTA
TANINO
ACIDEZ
ÁLCOOL
Estas informações são apenas uma base de como seria um vinho varietal desta uva. As características podem variar de acordo com: adição de outros tipos de uvas ou até do mesmo tipo, mas plantadas em outra região; tempo de guarda; armazenamento (tonel, talha, inox etc), clima e temperatura, aditivos etc.
  • NOME: Uva Pinot Noir
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Blauburgunder, Spätburgunder, Rulandské modré

  • POSSÍVEIS AROMAS: Cereja, Cogumelo, Cranberry desidratado e Framboesa.

    Cereja Cogumelo Cranberry desidratado Framboesa

  • COMO SE FALA:
    Pinô Nuár
  • ORIGEM:

    Borgonha, França.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    África do Sul Alemanha Austrália Brasil Chile França Itália Nova Zelândia

  • DESCRITIVO:

    A Pinot Noir é responsável pela produção dos vinhos mais famosos e principalmente legendários no mundo vinícola. Seus vinhos muitas vezes são classificados como enigmáticos, desafiadores ao paladar e olfato.

    Na França, algumas vinícolas possuem o privilégio de produzir vinhos 100% feitos com a Pinot Noir. Na Austrália, Califórnia e Chile, alguns bons vinhos Pinot Noir também são produzidos. A Pinot Noir é muito sensível ao clima e solo, o que torna bem limitada a produção de seus vinhos.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Os vinhos Pinot Noir são mais claros em relação a Cabernet e Merlot. Possuem teor alcoólico do médio para alto, acidez também de média para alta e baixo teor de ácido tânico (apesar que o envelhecimento em toneis de carvalho pode contribuir para o aumento de ácido tânico). Seu sabor e aroma podem tornar-se bem frutosos – como uma mistura de frutas vermelhas – ou então algo mais amadeirado, dependendo da região onde ela é cultivada. A  Pinot Noir dificilmente é utilizada em misturas com outras variedades de uvas.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Brachetto

Uva

Vermentino
Outros nomes: Rolle, Pigato e Favorita.

Uva

Muscat
Outros nomes: Muscatel, Moscatel