Ficha Técnica

Uva Ramisco
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Ramisco
  • ORIGEM:

    Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    A casta Ramisco é característica da zona de Colares DOC. O seu cultivo é muito peculiar e trabalhoso, uma vez que esta casta é plantada em "chão de areia" e sem porta-enxertos ("pé-franco"). As vinhas situam-se muito próximas do mar e numa zona próxima de grandes cidades, por isso a pressão urbanística, a falta de mão-de-obra e a fraca rentabilidade do cultivo quase extinguiram esta casta. A casta Ramisco tem uma maturação tardia. Os seus cachos são médios e compactos constituídos por bagos pequenos e arredondados.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Os vinhos têm uma gradação alcoólica relativamente baixa (por volta dos 11%), acidez elevada e taninos intensos. Porém, depois de envelhecerem em garrafa, tornam-se mais suaves e muito aromáticos.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Espadeiro
Outros nomes: Espadão e Espadal.

Uva

Tinta del País
Outros nomes: Tempranillo, Tinta Roriz, Aragonez, Tinto del País, Ull de Lebre, Cencibel

Uva

Petite Sirah
Outros nomes: Petit Sirah, Petite Syrah, Petit Syrah e Durif.