Ficha Técnica

Uva Riesling
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
CARACTERÍSTICAS DA UVA

CORPO
FRUTA
ACIDEZ
ÁLCOOL
DOÇURA
Estas informações são apenas uma base de como seria um vinho varietal desta uva. As características podem variar de acordo com: adição de outros tipos de uvas ou até do mesmo tipo, mas plantadas em outra região; tempo de guarda; armazenamento (tonel, talha, inox etc), clima e temperatura, aditivos etc.
  • NOME: Uva Riesling
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Na França: Rhénan, Oberlander e Petit Rhin. Na Alemanha: Klingelberger, Roter Riesling. Kaapse Riesling (África do Sul), Rajinski Rizling (Iugoslávia), Rajnai Rizling (Hungria), Rheinriesling (Áustria), Rhine Riesling

  • POSSÍVEIS AROMAS: Abacaxi, Cera de abelha, Damasco, Jasmim e Lima.

    Abacaxi Cera de abelha Damasco Jasmim Lima

  • COMO SE FALA:
    Ríslin
  • ORIGEM:

    Alemanha.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    África do Sul Alemanha Argentina Austrália Áustria Brasil Espanha Estados Unidos França Itália Moldávia Nova Zelândia Ucrânia

  • DESCRITIVO:

    Os excelentes vinhos Riesling produzidos na Alemanha levaram esta variedade de uva ao topo, sendo considerada como uma das principais variedades vinificas do mundo. Fora da Alemanha, apenas algumas regiões apresentam vinhos Riesling de primeira qualidade (como por exemplo, a região de Alsácia na França e o Vale de Clare, na Austrália).

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Vinhos Riesling atualmente não são tão populares quanto os vinhos Chardonnay. Essas variedades são praticamente opostas uma da outra. Enquanto o Chardonnay recebem tratamento com carvalho, o Riesling quase nunca passa por esse processo. O Chardonnay é encorpado e rico, enquanto o Riesling é leve e refrescante.
    A primeira percepção encontrada ao se degustar um vinho Riesling é a de que eles são doce, sendo válido para a maioria deles. Mas muito deles são secos, principalmente os vinhos da região de Alsácia. A minoria dos vinhos Riesling alemães são secos, assim como os vinhos Riesling americanos. O próprio produtor pode decidir qual será a tendência de sabor de seu vinho Riesling durante o processo de fabricação.
    Alta acidez, níveis de álcool variando do baixo ao médio e aromas / sabores que variam entre frutas, flores e minerais são marcas registradas dos vinhos Riesling.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Dolcetto
Outros nomes: Nera Dolce (Itália)

Uva

Afrocheiro
Outros nomes: Alfrocheiro.

Uva

Códega
Outros nomes: Síria, Roupeiro (Alentejo), Codo (Beiras), Alvadurão ou Crato Branco (Dão e Douro), Malvasia, Posto Branco, Alva e Alvadurão do Dão.