Ficha Técnica

-
NOME: Uva Riesling
TAMBÉM CONHECIDA COMO:Na França: Rhénan, Oberlander e Petit Rhin. Na Alemanha: Klingelberger, Roter Riesling. Kaapse Riesling (África do Sul), Rajinski Rizling (Iugoslávia), Rajnai Rizling (Hungria), Rheinriesling (Áustria), Rhine Riesling
-
POSSÍVEIS AROMAS: Abacaxi, Cera de abelha, Damasco, Jasmim e Lima.
-
COMO SE FALA:
Ríslin -
ORIGEM:
Alemanha.
-
PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:
-
DESCRITIVO:
Os excelentes vinhos Riesling produzidos na Alemanha levaram esta variedade de uva ao topo, sendo considerada como uma das principais variedades vinificas do mundo. Fora da Alemanha, apenas algumas regiões apresentam vinhos Riesling de primeira qualidade (como por exemplo, a região de Alsácia na França e o Vale de Clare, na Austrália).
-
CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:
Vinhos Riesling atualmente não são tão populares quanto os vinhos Chardonnay. Essas variedades são praticamente opostas uma da outra. Enquanto o Chardonnay recebem tratamento com carvalho, o Riesling quase nunca passa por esse processo. O Chardonnay é encorpado e rico, enquanto o Riesling é leve e refrescante.
A primeira percepção encontrada ao se degustar um vinho Riesling é a de que eles são doce, sendo válido para a maioria deles. Mas muito deles são secos, principalmente os vinhos da região de Alsácia. A minoria dos vinhos Riesling alemães são secos, assim como os vinhos Riesling americanos. O próprio produtor pode decidir qual será a tendência de sabor de seu vinho Riesling durante o processo de fabricação.
Alta acidez, níveis de álcool variando do baixo ao médio e aromas / sabores que variam entre frutas, flores e minerais são marcas registradas dos vinhos Riesling.