Ficha Técnica

Uva Rufete
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Rufete
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Tinta Pinheira.

  • ORIGEM:

    Espanha.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    A casta Rufete, também conhecida por Tinta Pinheira, é essencialmente cultivada nas regiões do Douro e do Dão, sobretudo nas sub-regiões de Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Cova da Beira. É uma casta produtiva e os seus cachos e bagos são de tamanho médio. É particularmente sensível ao oídio e ao míldio.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Esta casta raramente produz vinhos de elevada qualidade, no entanto, se atingir o tempo de maturação ideal (sensivelmente no fim de Outubro) consegue produzir vinhos encorpados, aromáticos e capazes de permanecer muitos anos em garrafa. A casta Rufete só produz bons vinhos em microclimas específicos, como por exemplo o de Pinhel, por isso é utilizada, a maioria das vezes, na produção de vinhos de lote.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Schioppettino

Uva

Moscatel de Alexandria
Outros nomes: Moscatel de Setúbal e Moscatel Galego Branco (Portugal), Muscat Gordo Blanco ou Lexia (Austrália), Moscatel de Alejandria (Espanha) e Hanepoot (África do Sul),

Uva

Ciliegiolo
Outros nomes: Aleatico di Spagna, Ciliegino, Ciliegiolo di Spagna, Ciliegiuolo e Ciriegiuolo Dolce.