Ficha Técnica

Uva Rufete
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Rufete
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Tinta Pinheira.

  • ORIGEM:

    Espanha.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    A casta Rufete, também conhecida por Tinta Pinheira, é essencialmente cultivada nas regiões do Douro e do Dão, sobretudo nas sub-regiões de Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Cova da Beira. É uma casta produtiva e os seus cachos e bagos são de tamanho médio. É particularmente sensível ao oídio e ao míldio.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Esta casta raramente produz vinhos de elevada qualidade, no entanto, se atingir o tempo de maturação ideal (sensivelmente no fim de Outubro) consegue produzir vinhos encorpados, aromáticos e capazes de permanecer muitos anos em garrafa. A casta Rufete só produz bons vinhos em microclimas específicos, como por exemplo o de Pinhel, por isso é utilizada, a maioria das vezes, na produção de vinhos de lote.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Zinfandel
Outros nomes: Crljenak Kaštelanski, Gioia Del Colle, Locale, Morellone, Plavac Veliki, Primaticcio, Primativo, Primitivo, Primitivo Di Gioia, Primitivo Nero, Uva Della Pergola, Uva Di Corato, Zin (informal), ZPC, Black St. Peters, Zenfendal, Zinfardel, Zinfindal

Uva

Sousão
Outros nomes: Sousão Forte, Sousão de Correr, Sousão Vermelho e Vinhão.

Uva

Shiraz
Outros nomes: Syrah, Schiras, Sérène, Siranne, Marsanne Noir e Siranin, na França. Shiraz (EUA), Candine, Syrac e Marzane Noire (Marrocos).