Ficha Técnica

Uva Sangiovese
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
CARACTERÍSTICAS DA UVA

CORPO
FRUTA
TANINO
ACIDEZ
ÁLCOOL
Estas informações são apenas uma base de como seria um vinho varietal desta uva. As características podem variar de acordo com: adição de outros tipos de uvas ou até do mesmo tipo, mas plantadas em outra região; tempo de guarda; armazenamento (tonel, talha, inox etc), clima e temperatura, aditivos etc.
  • NOME: Uva Sangiovese
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Nerino (Itália), Niellucciu (França), Nieluccio (França), Prugnolo (Itália), Prugnolo Gentile (Itália), Sangiovese Grosso (Toscana - Itália)

  • POSSÍVEIS AROMAS: Amora, Framboesa e Groselha.

    Amora Framboesa Groselha

  • COMO SE FALA:
    Sandiôvése
  • ORIGEM:

    Toscana, Itália.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Argentina Austrália Estados Unidos França Itália Romênia

  • DESCRITIVO:
    Trata-se de uma das grandes uvas para vinho tinto do mundo, e variedade resistente da Toscana (Itália). Chianti, Brunello di Montalcino e muitos outros vinhos toscanos excelentes retiram boa parte de seu caráter (ou todo ele) da Sangiovese.
     
    A Sangiovese é como a Pinot Noir, no sentido de que a variedade precisa ser plantada no terreno correto para mostrar sua excelência, e depois ela expressa esse terroir com nuances de gosto notavelmente individuais.

    Ela é uma das poucas variedades que raramente conseguem (se é que conseguem) produzir vinhos notáveis quando plantadas fora do terreno apropriado.
  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:
    Essa variedade pode produzir vinhos leves, simples e frutados para o consumo ou vinhos encorpados ou de corpo médio, que envelhecem bem. Os vinhos Sangiovese costumam ter aromas marcantes, terroso ou com notas de violeta e uma extrutura austera apetitosa que os ajudam a se destacar dos tipos de vinhos populares da França e do Novo Mundo.
     
    No Chianti e no Chianti Classico podem ser misturadas outras variedades. O Brunello di Montalcino usa um clone de Sangiovese chamado Brunello ou Sanviovese Grosso para elaborar vinhos característicos, encorpados, que quase sempre precisam envelhecer na garrafa por dez anos ou mais até atingir um bom nível de maturidade.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Aglianico
Outros nomes: Taurasi.

Uva

Trebbiano
Outros nomes: lbano, Biancone, Blanc Auba, Blanc De Cadillac, Blancoun, Bobiano, Bonebeou, Branquinha, Brocanico, Bubbiano, Buriano, Buzzetto, Cadillac, Cadillate, Castelli, Castelli Romani, Castillone, Chator, Clairette D'Afrique, Clairette De Vence

Uva

Colorino
Outros nomes: Abrostino, Abrusco, Colorino di Valdarno e Raverusto.