Ficha Técnica

Uva Teroldego
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Teroldego
  • ORIGEM: Teroldego é uma casta tinta italiana, cultivada principalmente na região nordeste de Trentino - Alto Adige / Südtirol, Itália.
  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Brasil Itália

  • DESCRITIVO:
    Teroldego leva o nome de seu método tradicional de cultivo, treinado em um sistema de "tirelle " ou cablagens, uma explicação que é mais provável do que a sua associação com o lendário dialeto alemão para o ouro do Tirol. Recentemente, foi descoberto ser irmã da variedade francesa Dureza, que é um dos originários da uva Syrah.
  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:
    Quando seu rendimento é controlado o vinho resultante é concentrado e com bom potencial de guarda. Possui coloração violácea, boa complexidade com notas terrosas, frutas vermelhas e um toque animal.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Morrastel
Outros nomes: Tinta Miúda (Portugal), Minostello (França), Cagnulari (Itália), Graciano (Espanha).

Uva

Colombard
Outros nomes: Colombar (África do Sul) e Colombard Francesa (Califórnia, EUA).

Uva

Tinta Amarela
Outros nomes: É também é conhecida por Trincadeira Preta (Alentejo e Ribatejo), Mortágua (Torres Vedras e Alenquer), Preto Martinho (Arruda e Bucelas), Espadeiro ou Murteira (Setúbal), Crato Preto (Algarve), Castiço (Aveiras