Ficha Técnica

Uva Tinta Cão
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Tinta Cão
  • ORIGEM:

    Originária do vale do Douro, Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    A casta Tinto Cão é cultivada na zona do Douro desde o século XVIII, contudo como era pouco produtiva nunca foi muito apreciada pelos agricultores. Por volta dos anos 80 descobriu-se que a Tinto Cão possui ótimas características para a produção de vinho do Porto. O cultivo desta casta alargou-se a outras regiões, como o Dão, Estremadura e Península de Setúbal, onde existe em pequenas quantidades. A Tinto Cão possui cachos muito pequenos e de maturação tardia. É muito resistente a doenças e à podridão, além de suportar temperaturas muito elevadas.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    A casta Tinto Cão é frequentemente lotada com as castas Touriga Nacional, Aragonez, entre outras. Produz vinhos de carregados de cor e de aromas delicados e florais.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Xarel-lo
Outros nomes: Cartoixa, Cartuja, Cartuxa, Moll, Pansa, Pansa Blanca, Pansal, Pansalat, Pansalet, Pansar, Pensal, Prensa Branco, Vinate, Vinyater, Xarell-Lo, Xarello e Xarelo Blanco.

Uva

Pinot Grigio
Outros nomes:
Pinot Grigio (Itália), Pinot Beurot (Vale do Loire, França), Ruländer (Áustria, Alemanha e Romênia), Grauburgunder ou Grauer burgunder (Áustria e Alemanha), Grauer Mönch (Alemanha), Monemvasia (Grécia), Sivi Pinot (Croácia), Sivi Pinot (Eslovênia),

Uva

Maria Gomes
Outros nomes: São Amaral, Gaeiro, Fernão Pirão e Fernão Pires.