Ficha Técnica

Uva Tinta Negra
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Tinta Negra
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Negra Mole.

  • ORIGEM:

    Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    A casta Tinta Negra ou apenas Negra Mole é a variedade tinta mais plantada na ilha da Madeira. Também é cultivada no Algarve, embora não atinja as qualidades daquela que é cultivada na Madeira, devido às condições climáticas. Os cachos da Tinta Negra Mole variam entre o tamanho médio e grande e são formados por bagos de coloração não uniforme (variam entre o negro-azulado a rosado).

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Esta casta produz um vinho tinto muito doce e foi muito utilizada para produzir vinho da Madeira. Contudo, os produtores chegaram à conclusão que independentemente da qualidade desta casta, os vinhos generosos elaborados com Tinta Negra seriam sempre inferiores àqueles elaborados a partir das castas Boal, Sercial e Malvasia.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Aragonez
Outros nomes: Tempranillo, na Espanha; Tinta Roriz, Aragonês em Portugal.

Uva

Sousão
Outros nomes: Sousão Forte, Sousão de Correr, Sousão Vermelho e Vinhão.

Uva

Borraçal
Outros nomes: Esfarrapa e Bogalhal.