Ficha Técnica

Uva Trajadura
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Trajadura
    TAMBÉM CONHECIDA COMO:

    Trincadeira e Mourisco.

  • ORIGEM:

    Vinhos Verdes, Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    A casta Trajadura é oriunda da região dos Vinhos Verdes, particularmente da sub-região de Monção, apesar de ter alguma expressão na Galiza. Rapidamente foi difundida para as outras sub-regiões, sendo cultivada em quase toda a região dos Vinhos Verdes. A casta Trajadura apresenta uma boa produção. Os seus cachos são muito compactos e de tamanho médio, compostos por bagos verde-amarelados de grandes dimensões.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Os vinhos produzidos com a casta Trajadura apresentam aromas pouco intensos e normalmente, são um pouco desequilibrados. É comum cortes entre a casta Trajadura com a Loureiro ou, ainda, com a Alvarinho (castas da mesma região e mais aromáticas), para atribuir maior grau alcoólico e melhor equilíbrio aos vinhos.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Chenin Blanc
Outros nomes: Steen (África do Sul), Pineau d'anjou e Pineau de la Loire (França), Pinot blanco (Argentina) e Vouvray

Uva

Grenache
Outros nomes: Na Itália: Alicante, Cannonao e Guarnaccia. Na Espanha: Aragón, Garnacha, Garnacha Tinta, Garnacha Tinto, Lladoner, Navarra, Roussillon Tinto e Tinto Aragonés. Na França: Bois jaune, Cannonau, Sans pareil e Lledoner Pelut. Na África do Sul: Rooi Gren

Uva

Malvasia
Outros nomes: Arinto do Dão e Boal Cachudo (Portugal), Assario Branco (Espanha), Malmsey (Madeira), Malvasia Fina (Itália), Momenvasia e Monemvasia (Grécia) e Veltlínské Cervené Rané (Suíça)