Ficha Técnica

Uva Viosinho
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
  • NOME: Uva Viosinho
  • ORIGEM:

    Portugal.

  • PRINCIPAIS PAÍSES DE PLANTIO:

    Portugal

  • DESCRITIVO:

    A casta Viosinho é apenas cultivada nas regiões do Douro e de Trás-os-Montes, onde já é utilizada desde o século XIX. É uma casta de boa qualidade e indicada para a produção de vinho tranquilo e de vinho do Porto, todavia apresenta uma produção fraca e por isso é pouco cultivada.

    A Viosinho apresenta cachos e bagos pequenos, de maturação precoce e bastante sensíveis à podridão. Esta casta desenvolve-se melhor em solos pouco secos.

  • CARACTERÍSTICAS QUE DÃO AO VINHO:

    Dá origem a vinhos estruturados e potentes, mas, no entanto, falta habitualmente vigor e frescura. Por isso é regularmente somada com outras castas, capazes de acrescentar a acidez e riqueza aromática.

Aproveite para conhecer outras Uvas

Uva

Acitana

Uva

Negroamaro
Outros nomes: Albese, Abruzzese, Arbese, Jonico, Mangiaverde, Negro Amaro, Nero Leccese, Nicra amaro, Niuru maru e Uva Cane.

Uva

Tempranillo
Outros nomes: Na Espanha: Aragones, Arauxa, Cencibel, Escobera, Chinchillano, Gotim Bru, Ojo de Libre, Tinta de Toro, Tinta del País, Tinto de Toro, Tinto Fino e CUll de Llebre. Em Portugal: Aragonêz, Aramont, Tinta Roriz e Tinta Roseira. Escobera (França), Negret.