Ficha Técnica

Ficha Técnica: Casa Ferreirinha Barca Velha (2000)
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
Conheça outas safras:
Safra: 2000
750 ml
% 13,5
  • Região Vinícola
    REGIÃO VINÍCOLA:
    Douro (DOC Douro)
  • Uvas

    UVAS:
    Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Cão.

  • Visão
    VISUAL:

    Intensa cor rubi.

  • Olfato
    OLFATIVO:

    Aroma de grande harmonia e complexidade, com forte presença de frutos vermelhos bem maduros (ameixa, framboesa) e especiarias (cravinho e canela). Encontram-se também aromas balsâmicos, tabaco e ligeiramente mentolado, harmoniosamente conjugados com madeira de excelente qualidade.

  • Paladar
    PALADAR:

    Na boca apresenta uma excelente estrutura e equilíbrio, boa acidez e taninos firmes, de grande qualidade. Reconhecem-se já os aromas terciários de envelhecimento em garrafa.

  • Descrição
    DESCRIÇÃO:

    Barca Velha é a epítome, o primeiro, símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro. Clássico, intenso, complexo, elegante e rico, os adjetivos são poucos para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. Barca Velha é a base sobre a qual se formou a reputação da Casa Ferreirinha, a marca especialista com maior tradição de qualidade no Douro e uma das principais referências mundiais. Barca Velha é declarado somente em anos verdadeiramente excepcionais.

    Enólogo: Luís Sottomayor.

    Guarda: Apesar de pronto para consumir no momento da sua apresentação, Barca Velha 2000 tem um longo potencial de guarda e evolui positivamente em garrafa, que deverá ser mantida deitada, em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz. O apogeu? Talvez 15-20 anos após colheita, prevendo-se contudo que se mantenha "vivo" por um período até hoje indeterminado.

    A garrafa deverá ser colocada 'ao alto' na véspera e aberta 2 a 3 horas antes de ser servido. Deve ser cuidadosamente aberto e decantado algumas horas antes de ser consumido.

  • Elaboração
    A ELABORAÇÃO:

    Barca Velha é vinificado na adega da Quinta da Leda. As uvas selecionadas são vinificadas por castas separadas ou em lotes escolhidos à mão na vinha e/ou à recepção na adega. As uvas totalmente desengaçadas e suavemente esmagadas são encaminhadas para cubas de inox e/ou lagares robóticos, para maceração e fermentação alcoólica, com remontagem intensa, sob temperatura controlada automaticamente. Uma longa maceração de cerca de 21 dias permite aos constituintes de qualidade da película da uva madura passar ao vinho.

    Os vinhos que potencialmente criam um Barca Velha são transportados para V.N. de Gaia, imediatamente, após a maceração, e inicia a sua "elevage" ou maturação durante cerca de um ano a um ano e meio em barricas de madeira de carvalho francês novo, com 225 litros de capacidade. O lote final de Barca Velha é elaborado com base na seleção continuada dos melhores vinhos, depois de inúmeras provas e análises efetuadas durante a maturação aos diferentes lotes e barricas existentes. Nesta seleção muito cuidada reside o verdadeiro segredo do Barca Velha. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca Velha é engarrafado sem tratamento, sendo natural a formação de depósitos.

  • Harmonização
    DICA DE HARMONIZAÇÃO:

    Acompanha pratos com carne, caça e mesmo alguns queijos, com sabores requintados e bem integrados.

ONDE COMPRAR?

Visite a página dedicada a nossos anunciantes e veja os vinhos disponíveis: clique aqui.
E você que trabalha com vinhos e possui este exemplar para venda em sua loja, está na hora de conhecer o Vino Business!

Você já provou este vinho?

Então venha contar pra gente criando sua Ficha Funny (a ficha de degustação online e gratuita do Vino Emporium)!