Ficha Técnica

Ficha Técnica: Casa Ferreirinha Barca Velha (2004)
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
Conheça outas safras:
Safra: 2004
750 ml
% 13,5
  • Região Vinícola
    REGIÃO VINÍCOLA:
    Douro (DOC Douro)
  • Uvas

    UVAS:
    Touriga Nacional (40%), Touriga Franca (30%), Tinta Roriz (20%), Tinta Cão (10%).

  • Visão
    VISUAL:

    Intensa cor rubi.

  • Olfato
    OLFATIVO:

    Aroma de grande harmonia e complexidade, com forte presença de frutos vermelhos bem maduros, nuances florais de alfazema e violeta, e um excelente
    componente de especiarias.

  • Paladar
    PALADAR:

    Na boca é volumoso, tem uma acidez viva e bem integrada, com taninos bem presentes e de excelente qualidade. À fruta vermelha, que ainda se revela fresca, juntam-se notas de especiarias e balsâmicas. O final é muito longo e complexo, com uma delicadeza e simultânea estrutura assinaláveis.

  • Descrição
    DESCRIÇÃO:

    Barca Velha é a epítome, o primeiro, símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro. Clássico, intenso, complexo, elegante e rico, os adjetivos são poucos para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. Barca Velha é a base sobre a qual se formou a reputação da Casa Ferreirinha, a marca especialista com maior tradição de qualidade no Douro e uma das principais referências mundiais. Barca Velha é declarado somente em anos verdadeiramente excepcionais (17 no total, incluindo 2004).

    Enólogo: Luís Sottomayor.

    Guarda: Apesar de pronto a consumir desde já, Barca Velha tem um longo potencial de guarda e evolui positivamente em garrafa, desde que esta seja mantida deitada, em local seco e fresco, ao abrigo da luz. O apogeu? Talvez 15-20 anos após colheita, prevendo-se contudo que se mantenha vivo por um período até hoje indeterminado.

    A garrafa deverá ser colocada 'ao alto' na véspera e aberta 2 a 3 horas antes de ser servido. Deve ser cuidadosamente aberto e decantado algumas horas antes de ser consumido.

  • Elaboração
    A ELABORAÇÃO:

    As uvas colhidas à mão para Barca Velha 2004 foram vinificadas por castas separadas ou em lotes escolhidos na vinha e/ou à recepção na adega da Quinta da Leda. Após desengace total e suave esmagamento, a fermentação alcoólica decorreu em cubas de aço inoxidável e lagares robóticos. Durante este período, procedeu-se a remontagens por bomba e "pigeages" com robots, com temperatura controlada por sistema automático. Realizou-se também uma longa maceração pelicular para se obter a extracção aromática e polifenólica desejada. No final, e no momento exigido por cada casta/lote, o vinho foi encubado e as suas massas prensadas, sendo o vinho resultante da prensagem conservado à parte do de lágrima.

    Os vinhos foram transportados para V.N. de Gaia logo após o final da maceração, onde depois das fermentações de acabamento foram submetidos a um estágio em barricas de carvalho francês de 225 litros de capacidade, 75% madeira nova e 25% madeira usada, durante aproximadamente 16 meses.
    O lote final foi elaborado com base na seleção continuada dos melhores vinhos, resultante das inúmeras provas e análises efetuadas durante este período aos diferentes lotes e barricas existentes. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca Velha 2004 foi engarrafado sem tratamento, sendo portanto natural a formação de depósitos.

  • Prêmios
    PRÊMIOS:

    99 pontos - Wine Enthusiast (EUA)

  • Harmonização
    DICA DE HARMONIZAÇÃO:

    Acompanha pratos com carne, caça e mesmo alguns queijos, com sabores requintados e bem integrados.

ONDE COMPRAR?

Visite a página dedicada a nossos anunciantes e veja os vinhos disponíveis: clique aqui.
E você que trabalha com vinhos e possui este exemplar para venda em sua loja, está na hora de conhecer o Vino Business!

Você já provou este vinho?

Então venha contar pra gente criando sua Ficha Funny (a ficha de degustação online e gratuita do Vino Emporium)!