Ficha Técnica

Ficha Técnica: Casa Ferreirinha Callabriga (2012)
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
Conheça outas safras:
Safra: 2012
750 ml
% 14
  • Região Vinícola
    REGIÃO VINÍCOLA:
    Douro (DOC Douro)
  • Uvas

    UVAS:
    Touriga Franca (40%), Touriga Nacional (35%), Tinta Roriz (25%).

  • Visão
    VISUAL:

    Rubi de grande profundidade, quase opaca.

  • Olfato
    OLFATIVO:

    Caracteriza-se por um aroma de boa intensidade e complexidade, sobressaindo frutos pretos como a ameixa e cássis, frutos vermelhos como o morango, bem como notas balsâmicas e de resina, cedro e um ligeiro mentolado. Salienta-se ainda apontamentos florais (violeta), especiarias (gengibre e noz moscada) e uma madeira discreta e muito bem integrada.

  • Paladar
    PALADAR:

    Na boca tem um excelente volume, acidez viva, taninos de muito boa qualidade, aromas de frutos pretos e vermelhos e notas de especiarias (pimenta). O seu final é longo e complexo.

  • Descrição
    DESCRIÇÃO:

    Callabriga é um vinho tinto do Douro de perfil contemporâneo, intenso e elegante, criado para refletir a versatilidade e a atualidade apaixonante dos vinhos do Douro. Callabriga é um dos mais inovadores vinhos da Casa Ferreirinha, a casa com maior tradição em vinhos de qualidade no Douro e uma das suas maiores referências mundiais.

    Enólogo: Luís Sottomayor.

    Guarda: Podendo ser consumido desde já, no seu estado jovem, beneficia de uma maturação em garrafa entre 3 a 5 anos, atingindo o seu apogeu cerca dos 8 anos de idade. Estima-se que mantenha a sua melhor qualidade durante cerca de 10 a 15 anos. A garrafa deve ser mantida deitada, em lugar fresco e seco, ao abrigo da luz.

    Para que atinja a sua plenitude deve ser aberto 1-2 horas antes de servir e, se envelhecido, pode necessitar ser decantado.

  • Elaboração
    A ELABORAÇÃO:

    O ano vitícola de 2012 caracterizou-se por um inverno com temperaturas muito baixas e pluviosidade praticamente nula seguido de primavera mais seca e quente que as respetivas médias, exceção feita ao mês de abril que foi particularmente chuvoso. O final da maturação, em agosto e setembro, foi também
    particularmente seco e quente, o que permitiu uma maturação muito equilibrada e de onde resultaram uvas de excelente qualidade.

    As uvas, escolhidas nos talhões da Quinta da Leda, em Almendra (Douro Superior), e vinhas adjacentes, com maturação mais equilibrada, foram vindimadas à mão e vinificadas na adega da propriedade. Após desengace total e suave esmagamento, as uvas entraram em cubas de inox e/ou lagares robóticos, onde decorreu a fermentação, com maceração prolongada e remontagem sob temperatura controlada. Seguiu-se uma longa maceração pós-fermentativa para superior extração aromática que permitiu a transferência dos constituintes de qualidade da película da uva para o vinho.

    Callabriga foi transportado para V.N. Gaia entre outubro e dezembro, onde seguiu a sua maturação ou "élevage" por um período entre 12 e 18 meses em barricas usadas de carvalho francês (75%) e americano (25%). O lote final foi elaborado com base na seleção qualitativa das inúmeras provas, que permitiram escolher os melhores vinhos, barricabarrica, casta a casta. O lote final foi engarrafado sem tratamento de estabilização pelo frio, podendo com o tempo formar sedimentos.

    Viticultura Sustentável: As uvas utilizadas neste vinho foram produzidas em conformidade com as diretrizes de Produção Integrada de Agricultura Sustentável, tal como definido pela Organização Internacional de Luta Biológica contra Organismos Nocivos (OILB/IOBC). O rigoroso cumprimento dessas práticas é certificada por uma organização independente, reconhecida pelo Estado Português.

  • Harmonização
    DICA DE HARMONIZAÇÃO:

    Vinho intenso e elegante, generoso, que acompanha idealmente carnes vermelhas, caça grossa e queijos intensos. Rico e suculento, liga sempre com um bife de lombo de vitela e aspargos.

ONDE COMPRAR?

Visite a página dedicada a nossos anunciantes e veja os vinhos disponíveis: clique aqui.
E você que trabalha com vinhos e possui este exemplar para venda em sua loja, está na hora de conhecer o Vino Business!

Você já provou este vinho?

Então venha contar pra gente criando sua Ficha Funny (a ficha de degustação online e gratuita do Vino Emporium)!