Ficha Técnica

Ficha Técnica: Casa Ferreirinha Planalto Reserva (2014)
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
Safra: 2014
750 ml
% 12,5
  • Região Vinícola
    REGIÃO VINÍCOLA:
    Douro (DOC Douro)
  • Uvas

    UVAS:
    Viosinho (35%), Malvasia Fina (15%), Gouveio (15%), Arinto (15%), Códega (15%), Moscatel (5%).

  • Visão
    VISUAL:

    Citrina brilhante.

  • Olfato
    OLFATIVO:

    Aroma de boa intensidade e complexidade. Destacam-se os aromas florais (flor de laranjeira), frutos tropicais (ananás e maracujá), frutos de polpa branca e citrinos.

  • Paladar
    PALADAR:

    Na boca revela uma notável frescura, grande harmonia e bom volume, estando novamente em evidência aromas de frutos brancos e tropicais. O seu final é equilibrado e persistente.

  • Descrição
    DESCRIÇÃO:

    Planalto é hoje uma das maiores referências de vinho branco na Região Demarcada do Douro, fruto dos profundos estudos efetuados ao longo dos anos, da criteriosa escolha das castas que o compõem e do uso da melhor tecnologia de vinificação na sua produção.

    Enólogo: Luís Sottomayor.

    Guarda: Casa Ferreirinha Planalto Branco Reserva 2014 pode ser apreciado na sua plenitude 6 meses após o engarrafamento, mantendo-se contudo nas melhores condições durante 2 a 3 anos. Conservar em posição horizontal a temperaturas de 10ºC-15ºC.

  • Elaboração
    A ELABORAÇÃO:

    O ano vitícola de 2014 caracteriza-se pela sua atipicidade climatérica. Foi um ano particularmente chuvoso, com um verão fresco, marcado por uma grande instabilidade, tendo-se registado duas ondas de calor, no início do verão e no início do outono. Destacamos os meses de janeiro, excepcionalmente quente, e agosto, mais fresco que a média dos últimos 30 anos, que contribuíram para um avanço do ciclo vegetativo, com as uvas apresentando no final da maturação níveis de açúcar, acidez e compostos fenólicos muito bons e equilibrados. A vindima teve início nos primeiros dias de setembro, tendo-se registrado alguma precipitação a partir de meados do mês, pelo que houve necessidade de reforçar o criterioso trabalho de escolha das uvas na vinha e na adega, como forma de otimizar a qualidade dos vinhos.

    A chegada à adega da Casa Ferreirinha em Vila Real, as uvas colhidas à mão nas zonas altas e planaltos da região do Douro – escolhidas pelo seu equilíbrio entre boa maturação e excelente frescura – foram desengaçadas e esmagadas suavemente. Seguiu-se um processo de decantação a frio dos mostos, os quais, após atingida a limpidez necessária, foram fermentados em cubas de aço inoxidável a uma temperatura controlada entre 16-18º C, durante cerca de 20 dias. Os vinhos selecionados foram mantidos separadamente por casta e/ou vinha a baixas temperaturas. Após várias provas e na sequência de uma apurada seleção foi elaborado o lote final que, depois de clarificado e estabilizado, foi engarrafado.

  • Harmonização
    DICA DE HARMONIZAÇÃO:

    Acompanha saladas, pratos leves, peixe e marisco, ou até para saborear como aperitivo.

ONDE COMPRAR?

Visite a página dedicada a nossos anunciantes e veja os vinhos disponíveis: clique aqui.
E você que trabalha com vinhos e possui este exemplar para venda em sua loja, está na hora de conhecer o Vino Business!

Você já provou este vinho?

Então venha contar pra gente criando sua Ficha Funny (a ficha de degustação online e gratuita do Vino Emporium)!