Ficha Técnica

Ficha Técnica: Maria Valduga Brut Vintage (2009)
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
Conheça outas safras:
Safra: 2009
750 ml
% 12
  • Região Vinícola
    REGIÃO VINÍCOLA:
    Serra Gaúcha (Vale dos Vinhedos)
  • Uvas

    UVAS:
    Chardonnay (80%), Pinot Noir (20%).

  • Visão
    VISUAL:
    Espumante límpido e brilhante, de coloração amarelo palha. Possui perlage fino e persistente, culminando em uma nobre e generosa coroa.
  • Olfato
    OLFATIVO:
    Bouquet elegante e intenso com notas de frutas em calda, remetendo principalmente à pera e maçã. Os aromas de brioche amanteigados e pão delicadamente tostados expressam a complexidade adquirida durante a lenta maturação deste espumante.
  • Paladar
    PALADAR:
    Em boca possui excelente complexidade gustativa, com acidez equilibrada e ótimo frescor. Apresenta alta cremosidade, ampla intensidade, persistência e retrogosto que remete à análise olfativa.
  • Descrição
    DESCRIÇÃO:

    Idealizadora do sonho de elaborar espumantes no Brasil apenas pelo Método Champenoise – segundo a tradição da região de Champagne na França –, a matriarca da família recebe como homenagem o espumante Maria Valduga. Descansa nas caves subterrâneas por 4 anos.

  • Elaboração
    A ELABORAÇÃO:
    Colheita manual e seletiva. Vinificação – Método Tradicional. Elaboração do vinho base: - Seleção final dos cachos; - Prensagem direta; - Separação do mosto flor (50%); - Limpeza estática a frio do mosto; - Uso de leveduras selecionadas Saccharomyces cerevisiae; - Fermentação alcoólica com temperatura de 15 a 16º C; - Estabilização tartárica; - Filtração. Tomada de espuma: - Inoculação de leveduras selecionadas; - Engarrafamento – Licor de Tiragem; - Segunda fermentação dentro da própria garrafa com temperatura de 12º C; - Maturação por 48 meses, ocorrendo autólise de leveduras;  - Remuage em pupitres; - Degórgement, Licor de expedição, rolhamento e rotulagem.
  • Harmonização
    DICA DE HARMONIZAÇÃO:

    Aperitivo, entradas frias, canapés, salmão fresco, frutos do mar e massas leves.

ONDE COMPRAR?

Visite a página dedicada a nossos anunciantes e veja os vinhos disponíveis: clique aqui.
E você que trabalha com vinhos e possui este exemplar para venda em sua loja, está na hora de conhecer o Vino Business!

Você já provou este vinho?

Então venha contar pra gente criando sua Ficha Funny (a ficha de degustação online e gratuita do Vino Emporium)!