Ficha Técnica

Ficha Técnica: Dal Pizzol Gamay Beaujolais (2015)
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
Safra: 2015
750 ml
% 12,5
  • Região Vinícola
    REGIÃO VINÍCOLA:
    Bento Gonçalves (RS)
  • Uvas

    UVAS:
    Gamay.

  • Visão
    VISUAL:

    Tinto.

  • Olfato
    OLFATIVO:

    É um vinho de caráter jovial, estilo descomprometido, leve, frutado e delicado. Seu frescor é típico e bem presente, exaltando notas de frutas como banana madura, pêra e frutas vermelhas.

  • Paladar
    PALADAR:

    Tem boa maciez, descontraído e com frescor agradável, característico da variedade.

  • Descrição
    DESCRIÇÃO:

    Volume elaborado 6.000 litros deste vinho.

  • Elaboração
    A ELABORAÇÃO:

    As uvas, no auge de maturação, determinada principalmente por análise de acidez total e grau Babo, são desengaçadas e esmagadas. Após seguem a fermentação alcoólica com leveduras selecionadas e curta maceração (3 dias). Este mosto segue sua fermentação controlada praticamente igual a um vinho branco em termos de temperatura, 22° C e 25° C. Ocorre a fermentação malolática, geralmente de forma natural, ou seja, sem auxílio de coadjuvantes. A estabilização dos tartaratos foi efetuada pelo método a frio (zero° C) por um período de 10 dias. O vinho passa pelas devidas filtrações, realizadas por filtros a terra e a placas, e está apto a ir para a garrafa onde permanece 30 dias antes de ser consumido.
    Os vinhos obtidos através desta vinificação são mais ricos em extrato, acidez, matéria corante e taninos, portanto um vinho que além de estar muito equilibrado e apto para ser consumido jovem tem estrutura para suportar um tempo maior de amadurecimento (até 2 anos). Este é o método de elaboração utilizado pela Dal Pizzol.
    Outra forma de vinificação para obter um vinho de consumo jovem, é por maceração carbônica das uvas. Estas são colocadas inteiras, sem esmagamento, em tanques com atmosfera inerte de CO2 ou N (gás carbônico e nitrogênio) e ausência de oxigênio. No interior da baga ocorre uma pequena fermentação com formação de 1,5 a 2,5 °GL, sem a presença de leveduras. Após esta etapa segue a vinificação de forma idêntica a vinificação tradicional.
    A maior transformação que ocorre nesta vinificação, é um aumento das substâncias aromáticas e a diminuição drástica do ácido málico. Na Itália, a legislação diz de que um “Novello” tem no mínimo 30% de vinho com maceração carbônica e o demais elaborado no sistema tradicional, pois se torna inviável produzir grandes volumes neste tipo de vinificação.

  • Harmonização
    DICA DE HARMONIZAÇÃO:

    Acompanha pratos leves, como peixes, massas e carnes com molhos poucos condimentados, mas permite ao consumidor sentir-se livre para fazer sua própria harmonização.

ONDE COMPRAR?

Visite a página dedicada a nossos anunciantes e veja os vinhos disponíveis: clique aqui.
E você que trabalha com vinhos e possui este exemplar para venda em sua loja, está na hora de conhecer o Vino Business!

Você já provou este vinho?

Então venha contar pra gente criando sua Ficha Funny (a ficha de degustação online e gratuita do Vino Emporium)!