Ficha Técnica

Ficha Técnica: Coletânea Lidio Carraro - Limited Edition: Jogos Olímpicos Rio 2016 (2008)
ATENÇÃO: As informações disponibilizadas no Vino Emporium têm carater apenas informativo. Nossa Equipe trabalha constantemente para que você tenha sempre informações corretas e confiáveis, mas não garantimos ou nos responsabilizamos por qualquer falha que possa haver no conteúdo do portal.
Safra: 2008
750 ml
% 13,5
  • Região Vinícola
    REGIÃO VINÍCOLA:
    Serra do Sudeste (Encruzilhada do Sul)
  • Uvas

    UVAS:
    Tempranillo (60%), Cabernet Sauvignon (15%), Alicante Bouschet (15%), Merlot (5%), Cabernet Franc (5%).

  • Visão
    VISUAL:

    Vermelho rubii denso e vivaz, embora os seus 8 anos de vida.

  • Olfato
    OLFATIVO:

    Perfil aromático de grande elegância e complexidade. Nos primeiros momentos na taça, aparecem as notas que identificam a Tempranillo: cereja e avelã. O vinho cresce depois de alguns minutos e denota a sua riqueza de descritores com nuances de groselha, couro, tabaco, alcaçuz, cravo da índia, chocolate e pimenta preta. Aroma profundo e estimulante.

  • Paladar
    PALADAR:

    A potência do corte se monstra de imediato com a entrada em boca, intenso, cheio de sabores, envolvente, com textura tânica macia e acidez bem integrada. O equilíbrio é sua virtude principal, ótimo vigor e retrogosto longo de frutas e especiarias.

  • Descrição
    DESCRIÇÃO:

    Esta edição, composta por seis rótulos diferentes de um mesmo vinho, é uma homenagem às modalidades olímpicas e à superação de limites do homem.

  • Elaboração
    A ELABORAÇÃO:

    Colheita manual com seleção de cachos no vinhedo. Vinificação: Cada parcela foi colhida, desengaçada e fermentada em separado, para respeitar o momento de maturação das uvas, visto que o vinho é um assemblage de 5 uvas diferentes. O tempranillo teve 3 dias de maceração a frio a 8º C, e depois seguiu a fermentação por mais 15 dias. As outras uvas não foram maceradas a frio e fermentaram a 26º C em tanques de aço inox. Foram realizadas regulares movimentações do bagaço para extração de compostos da casca. Depois da fermentação malolática e da natural estabilização a frio dos vinhos, foi realizado o assemblage. O vinho permaneceu até fevereiro de 2009 em tanque de aço inox e depois realizou 7 anos de afinamento na garrafa. Não foi filtrado. Engarrafamento: 6.840 garrafas.

  • Harmonização
    DICA DE HARMONIZAÇÃO:

    Carnes vermelhas, massas, risotos e queijos.

ONDE COMPRAR?

Visite a página dedicada a nossos anunciantes e veja os vinhos disponíveis: clique aqui.
E você que trabalha com vinhos e possui este exemplar para venda em sua loja, está na hora de conhecer o Vino Business!

Você já provou este vinho?

Então venha contar pra gente criando sua Ficha Funny (a ficha de degustação online e gratuita do Vino Emporium)!